Professor da UFSCar lança livros sobre as relações internacionais e os novos segmentos do turismo contemporâneo

Obras discorrem sobre o turismo de compras, perspectivas para as chamadas “cidades gêmeas” da fronteira brasileira e novidades do setor turístico

O professor Thiago Allis, do Departamento de Geografia, Turismo e Humanidades (DGTH) do Campus Sorocaba da UFSCar, lançou no último dia 17 de agosto, durante o “II Seminário Turismo e Paradiplomacia das Cidades”, realizado na Universidade Federal do Pampa (Unipampa), em Jaguarão (RS), o livro “Turismo e Relações Internacionais: Fronteiras Transnacionais, Paradiplomacia das Cidades e Inserção Internacional do Brasil”. A obra foi escrita em parceria com os docentes Angela Teberga, da Universidade Federal de Rio Grande (FURG) e egressa do curso de Turismo da UFSCar, e Vinicius Raszl, da Escola Técnica Estadual de São Paulo (ETESP).

O livro origina-se de um estudo realizado pelos três professores sobre o turismo de compras e as perspectivas para as chamadas “cidades gêmeas” da fronteira brasileira, que poderão ser beneficiadas com o previsto na Lei 12.723, de 2012, que permite a instalação de free shops em fronteiras terrestres nacionais. “Cidades gêmeas”, segundo o Ministério da Integração Nacional, são municípios cortados pela linha de fronteira, seja terrestre ou fluvial, integrada ou não por obra de infraestrutura, que apresentem grande potencial de integração econômica e cultural.

Além do livro “Turismo e Relações Internacionais”, Thiago Allis também assina o capítulo intitulado “Turismo urbano: desafios e oportunidades para grandes cidades”, em parceria com a professora Maité Echarri, da Universidade de Havana (Cuba). O capítulo faz parte do livro “Produtos turísticos e novos segmentos de mercado: planejamento, criação e comercialização”, cujo objetivo é apresentar a realidade do turismo contemporâneo.
A obra aborda segmentos turísticos consolidados e novos segmentos, como o turismo criativo, turismo de experiência, cicloturismo, turismo cervejeiro e turismo em favela entre aqueles que vêm se destacando no cenário brasileiro. A publicação será lançada às 19 horas do dia 26 de agosto, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, localizado na Avenida Paulista, em São Paulo (SP).

Coordenação de Comunicação da UFSCar