Representantes da Embaixada da França visitam a UFLA para ampliar e fortalecer cooperação

O Programa de Internacionalização da Universidade Federal de Lavras (UFLA) tem entre seus eixos prioritários a ampliação da cooperação com instituições de referência. Nessa terça-feira (25/8), a Universidade recebeu a visita de representantes da Embaixada da França para conhecer os programas da Instituição e apresentar oportunidades para ampliar e fortalecer a colaboração com instituições francesas.

A visita foi feita pela adida de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França, Christine Manson, e pelo assessor internacional de Cooperação Universitária da Embaixada, Vincent Nedelec – atualmente em atividade no Ministério da Educação (MEC) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Eles apresentaram ações de fortalecimento do programa Ciência sem Fronteiras e Idiomas sem Fronteiras – França, além de um conjunto de programas de cooperação abertos anualmente à comunidade científica, como o Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI–França), Programa CAPES-Brafagri, Brafitec e Cofecub.

Inicialmente, eles foram recebidos pela vice-reitora da UFLA, professora Édila Vilela de Resende Von Pinho e pelo diretor de Relações Internacionais da UFLA, professor Antônio Chalfun Júnior, que apresentou um breve histórico da instituição e ações do Programa de Internacionalização, além de índices e indicadores de qualidade. “Essa aproximação deverá impulsionar novas parcerias e oportunidades de mobilidade docente e discente com instituições de referência na França”, considerou Chalfun.

ufla

Na sequência da programação, coordenadores de programas de pós-graduação interessados na parceria com a França fizeram a explanação de suas linhas prioritárias de pesquisa e demandas de cooperação.

Na oportunidade, o professor Arthur de Miranda Neto, do Núcleo de Eletricidade e Automação (DEG/UFLA), apresentou as ações que vem desenvolvendo na temática veículos inteligentes e elétricos, por meio de atividades do Laboratório de Mobilidade Terrestre (LMT), que tem a parceria do Instituto Vedecom (Véhicule Décarboné Communicant et sa Mobilité) e com o Laboratório Heudiasyc, da Universidade de Tecnologia de Compiègne (UTC), ambos na França.

O professor Roberto Braga Júnior (DEG/UFLA), coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas e Automação e coordenador do programa Brafitec na UFLA – parceria entre a Capes e a agência francesa Conférence des Directeurs des Ecoles Françaises d’Ingénieurs (CDEFI), também apresentou considerações sobre a parceria em andamento. Atualmente, nove estudantes de graduação da UFLA já estão na França participando do programa.

A reunião também contou com a apresentação de programas de pós-graduação interessadas em promover ou fortalecer parcerias já existentes, como Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia da Madeira (prof. José Tarcísio Lima – DCF); Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (prof. Denilson Alves Pereira – DCC); Programa de Pós-Graduação em Zootecnia (Márcio Machado Ladeira – DZO); Programa de Pós-Graduação em Agronomia/Fitotecnia (professoras Maria Laene Moreira de Carvalho e Patrícia Duarte de Oliveira Paiva – DAG); Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo (Luiz Roberto Guimarães Guilherme e Fátima Moreira – DCS); Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Vegetal (Luciano Vilela Paiva – DQI).

 
Cibele Aguiar – UFLA

Foto: Ascom UFLA