UFRA recebe a visita do reitor da Universidade Takyo Nodai

A Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) recebeu, pela primeira vez, o Reitor da Universidade de Agricultura de Tóquio – Tokyo Nodai -, Katsumi Takano, na manhã desta segunda-feira, 24. As duas instituições mantêm uma parceria desde 2011, com o objetivo de promover o intercâmbio de estudantes e professores de graduação e pós-graduação.

Além do Professor Takano, a comitiva da Tokyo Nodai é formada pelos professores Hironobu Shiwachi, Diretor do Centro de Cooperação Internacional, e Ryo Funayama, Diretor Administrativo. O Reitor da UFRA, Prof. Sueo Numazawa, apresentou aos visitantes o trabalho desenvolvido pela Universidade, seus cursos e sua infraestrutura. O Reitor falou também sobre o plano de expansão da instituição até 2024, com previsão de 124 cursos e um total de 25 mil alunos distribuídos em todos os campi.

Katsumi Takano parabenizou a UFRA pelos esforços em busca do crescimento da instituição. Ele destacou o longo histórico de amizade entre Brasil e Japão, que possibilitou o convênio entre as duas universidades.

 

ufra_tokyo

Foto: Mário Guerrero

 

Segundo o Prof. Sueo Numazawa, a visita representa a consolidação da parceria entre Nodai e UFRA, que já dura quatro anos. A UFRA já recebeu diversas comitivas de professores e alunos da universidade japonesa, mas esta é primeira vez que recebe a visita de cortesia do Reitor. A ideia é que, além de enviar intercambistas, a Tokyo Nodai passe a também receber alunos da UFRA. “Por ser uma instituição privada, eles arcam com todos os custos do aluno dentro da universidade. Nossa única responsabilidade é a passagem de ida, ou seja, é um custo muito baixo para a formação que o nosso aluno irá receber”.

Também estiveram presentes o vice-reitor da UFRA, Prof. Paulo Santos, a pró-reitora de Pesquisa, Profa. Izildinha Miranda, o pró-Reitor de Ensino, Prof. Marcel Botelho, o pró-Reitor de Extensão, Prof. Djacy Ribeiro, o assessor de Cooperação Interinstitucional e Internacional, Prof. Adriano Sousa, e a secretária executiva da ACII Luma Pontes.

Nos próximos dias, a comitiva irá visitar o Campus de Tomé-Açu e as unidades descentralizadas da UFRA em Igarapé-Açu e Castanhal.

 

Jussara Kishi – Ascom/UFRA