UFCA é destaque em ciclo de palestras do TCU sobre Nordeste

O processo de implantação e as ações da Universidade Federal do Cariri (UFCA) foram apresentados para os auditores do Tribunal de Contas da União (TCU), no Ceará. O encontro teve como objetivo subsidiar auditoria, realizada pelo órgão de controle e fiscalização, que pretende identificar as oportunidades e os principais entraves ao desenvolvimento dos estados do Nordeste.

A universidade foi apresentada pela diretora de Articulação e Relações Institucionais com a Comunidade, professora Polliana de Luna Nunes Barreto, no dia 17 de setembro, em Fortaleza. Polliana Barreto ressaltou aspectos singulares que tornam a presença da UFCA, criada há dois anos, crucial para o desenvolvimento da região do Cariri cearense.

Um dos aspectos ressaltados pela professora é o foco na oferta de cursos interdisciplinares voltados para a educação básica, como ocorre em Brejo Santo. “A licenciatura implantada no Instituto de Formação de Educadores, por exemplo, vem atender a uma necessidade local de qualificar professores em áreas estratégicas”, explicou. Ela falou ainda sobre a atuação da universidade na perspectiva da cultura, por meio da criação da Pró-reitoria de Cultura (Procult). Outro aspecto relevante, abordado por Polliana Barreto, diz respeito ao alto nível dos pesquisadores que fizeram do Cariri seu lugar, fomentando, dessa forma, espaços de pesquisa imprescindíveis ao desenvolvimento.

A professora também teve a oportunidade de expor parte de sua pesquisa de mestrado sobre a expansão do ensino no Cariri. De acordo com Polliana Barreto, a participação da UFCA pretende contribuir com os resultados do trabalho do TCU que tem como finalidade a identificação de elementos para a construção de políticas públicas para o Nordeste brasileiro.

Articulação

A ação também fez parte do trabalho da Diretoria de Articulação e Relações Institucionais (DIARI) com a Comunidade, criada para fortalecer a aproximação da universidade com a comunidade externa. A diretora elogiou a iniciativa do TCU de se aproximar das instituições e das questões relacionadas ao desenvolvimento da região nordestina, demonstrando postura colaborativa e indo além da função de controle e fiscalização.

O auditor Alessandro de Araujo Fontenele ressaltou a importância da criação da UFCA para o crescimento do Estado. “Nós nada mais fizemos do que conferir o protagonismo da UFCA. A propósito, fomos imensamente recompensados pela palestra que a professora Polliana fez e que nos deu uma boa ideia sobre como a criação da UFCA teve impacto no interior do nosso Estado, principalmente na Região do Cariri e no Vale do Salgado”, disse.

https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif

Assessoria de Comunicação da Universidade Federal do Acre