UFPel – Consulta sobre o PDI é prorrogada até dia 14

Foi prorrogada até o dia 14 de outubro a Consulta Pública à comunidade sobre a proposta de texto do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFPel. Assim, a comunidade tem mais dez dias (o prazo expiraria neste dia 4) para apreciar o documento e registrar sugestões ou alterações. Ao final deste processo, o texto de PDI será submetido ao Conselho Universitário (Consun). Acesse a página do PDI em http://wp.ufpel.edu.br/pdi/ . A prorrogação ocorre a pedido do Sindicato dos Servidores Técnico-Administrativos da UFPel, a Asufpel, em função da greve dos STAs.

Podem participar estudantes, professores e técnico-administrativos e a comunidade externa, mediante o preenchimento do formulário. A contribuição pode ocorrer de forma individual ou coletiva e o envio do formulário deve conter a identificação do remetente. Após o diálogo com os proponentes, a proposta de PDI será encaminhada ao coletivo de dirigentes para validação e, posteriormente, ao Consun para análise e deliberação.

“Estamos  vivendo um momento ímpar em nossa instituição, quando cada um e cada uma pode, através de sua reflexão e compreensão de mundo, analisar, avaliar e propor medidas que sejam capazes de, por um lado, abarcar a riqueza de pontos de vista sobre a UFPel e, por outro, estabelecer coletivamente o futuro que nossa instituição almeja e quer construir para si”, avaliam o reitor Mauro Del Pino e a vice-reitora Denise Gigante.

O PDI é o documento que define os objetivos estratégicos gerais da Instituição e suas ações e deverá valer por cinco anos. O Plano está sendo trabalhado desde março e foi construído pelo grupo formado pelos diretores das Unidades e os gestores ligados à Administração Superior.

Para o início dos trabalhos, o grupo participou de um Seminário que discutiu os novos rumos da Universidade Pública e resgatou a história da UFPel. No início de abril, os objetivos estratégicos foram apontados. No mesmo mês, o grupo definiu os eixos temáticos com o objetivo de agrupar os objetivos específicos e as suas ações de desenvolvimento.

Nesta etapa, o grupo foi dividido para trabalhar os eixos temáticos Ensino, Pesquisa, Extensão, Assistência Estudantil, Gestão de Pessoas, Infraestrutura e Gestão Institucional, Planejamento e Avaliação. Em maio, o trabalho realizado pelos pequenos grupos foi apresentado e disponibilizado, via Cobalto, para sugestões do grande grupo. Em junho, uma comissão foi formada com o objetivo de analisar e compatibilizar o trabalho realizado pelos grupos temáticos.

O trabalho da Comissão foi finalizado em julho e apresentado aos diretores e gestores. Nesta etapa, outra comissão foi formada para pensar a metodologia de Consulta Pública. A elaboração do PDI é feita ao mesmo tempo em que a Constituinte Universitária atua na redação de documentos como os novos Estatuto e Regimento Geral e Projeto Pedagógico Institucional (PPI) da UFPel.

Assessoria de Comunicação da Universidade Federal de Pelotas