Escola de Governança em Gestão Pública da UFF intensifica atividades

A Escola de Governança em Gestão Pública, da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (EGGP/PROGEPE), vem planejando atividades de forma intensa, em duas frentes de trabalho, para início imediato em 2016.

A primeira frente de trabalho envolve prospecção de cursos e atividades no âmbito da rede de Escolas de Governo, entre elas a ENAP – Escola Nacional de Administração Pública e a ANDIFES – Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior.

A parceria com a ENAP tem o objetivo de ofertar, no que for pertinente, no âmbito da UFF, cursos que já se encontram disponíveis para a formação dos servidores da Universidade.

Especificamente na parceria com a Andifes, está em curso o processo de adesão da UFF, através da PROPPI e PROGEPE ao Edital PROFIAC, que diz respeito à oferta de Mestrado Profissional em Administração com ênfase em Gestão Pública, aprovado pela CAPES. Esta adesão poderá gerar vagas para qualificação de técnico-administrativos da UFF em 2016, através deste mestrado, destinado especificamente aos servidores. O objetivo da Escola de Governança da UFF é de formar pesquisadores, buscando novos conhecimentos para serem aplicados na própria Universidade, qualificando, os servidores, a governança pública.

No âmbito do Plano Anual de Capacitação que está sendo elaborado para 2016, várias atividades estão sendo planejadas, em especial para atender as necessidades apontadas nos Planos anteriores e, algumas, através da demanda descrita no Programa de Avaliação de Desempenho.

Outra parceria está sendo firmada com a CGU – Controladoria Geral da União, que oferecerá cursos para diferentes ambientes organizacionais da UFF, aprimorando os processos administrativos.

As programações em curso estão partindo sempre do pressuposto de que a atividade de gestão, no seu cotidiano, gera um conhecimento que é da experiência de trabalho o qual deve ser utilizado como elemento agregador para o processo de ensino e aprendizagem.

O lema da Escola de Governança é um processo didático-pedagógico com base no trabalho e para o trabalho.

Ainda em 2015 será realizado um seminário da EGGP/PROGEPE para discutir as principais atividades para o próximo ano, oportunamente a data será divulgada.

A contribuição de todos os servidores e gestores da UFF é muito importante para este passo importante e inovador.

Assessoria de Comunicação da Universidade Federal de Fluminense