48 anos da FURG: Assembleia Universitária celebra histórias de trabalho pela educação superior

Integrada à programação comemorativa dos 48 anos da FURG, a Assembleia Universitária é a solenidade que representa o reconhecimento institucional aos servidores, valorizando trajetórias de trabalho que constituem a universidade. Na tarde desta quinta-feira, 17, a cerimônia prestigiou aposentados e profissionais ingressantes de 2016-2017, servidores que completam 25, 30, 35, 40 e 45 anos de serviço, e, com distinção de Mérito Universitário, os professores Maria do Carmo Galiazzi e Carolus Maria Vooren e os técnicos administrativos em educação João Francisco Troina Reguffe e Cantídio de Jesus dos Santos Afonso.

Compuseram a mesa da Assembleia a reitora, Cleuza Dias, o vice-reitor, Danilo Giroldo, o prefeito municipal, Alexandre Lindenmeyer, e os quatro homenageados. Em momento cultural, o Coral da FURG, regido pela maestrina Sílvia Zanata, apresentou três canções. Maria do Carmo Galiazzi, que nos mais de 30 anos dedicados à docência na FURG tem defendido a escrita como modo de pensar e a carta como gênero na formação de professores, comoveu os presentes com seu pronunciamento em forma de carta à universidade, baseado em poema de Vitor Hugo, “um caloroso abraço escrito”, definiu.

Após a entrega das homenagens aos servidores e a posse simbólica de mais de 50 novos profissionais, a reitora falou sobre o crescimento, a vocação da FURG e os desafios que o ensino superior brasileiro enfrenta atualmente, e destacou o papel dos servidores nesse contexto. “A FURG, que é jovem, que tem essa bela história, que vem crescendo nos últimos anos, ela só é essa universidade porque vocês estão aqui, porque nós temos a certeza do nosso compromisso social, da nossa responsabilidade. Não esqueçam da escolha que fizeram de serem servidores públicos”, finalizou Cleuza Dias.

Fonte: Ascom FURG