4º Workshop Alfa Gaivota reúne em Pelotas instituições internacionais

A UFPel, juntamente com a Unisinos, UFRGS e IFSul, é anfitriã do 4º Workshop promovido pela rede ALFA GAVIOTA, programado para o período de 16 a 19 de abril e com programação itinerante, dividida entre Pelotas, Porto Alegre e São Leopoldo. O evento dá continuidade ao propósito de socialização dos avanços obtidos por doze instituições participantes, garantindo um processo de autocrítica e apoio mútuo entre as mesmas.

São parceiros da iniciativa: Hochschule für angewandte Wissenschaften Würzburg-Schweinfurt, Würzburg/Alemanha, Universidad de Zaragoza, Espanha; Universidad Publica de Navarra, Pamplona/Espanha, Universidad de Belgrano, Buenos Aires/Argentina; Universidad  Nacional de San Luís, Argentina; Universidade Privada de Santa Cruz de La Sierra, Bolívia; Universidad del Bio-Bio, Concepción/Chile; Universidade Tecnológica de Honduras, San Pedro Sula/Honduras e Universidad de la República, Montevidéu/Uruguai.

O evento adotará as linhas de ação, já traçadas pelos workshops anteriores:

•         Práticas educativas apoiadas no uso de tecnologias avançadas de visualização, como a realidade virtual e aumentada;

•         Práticas digitais inclusivas e participativas em diversas áreas do conhecimento

•         Geração de protótipos em maquete digital e física;

•         Programas de impacto no urbanismo, na valorização do patrimônio arquitetônico e cultural e no turismo.

Para isto, além de reuniões privadas entre os membros da rede, o 4º Workshop inclui: um programa de formação aberto à comunidade a partir do oferecimento de uma feira de tecnologia, contemplando a exposição das aplicações realizadas por cada instituição envolvida, proporcionando um contato direto com os pesquisadores para a promoção de novas parcerias; uma palestra inaugural para apresentação e discussão de aspectos teóricos sobre tais aplicações. Este workshop se realiza de maneira itinerante envolvendo quatro espaços de instituições gaúchas: UFRGS/Porto Alegre, Unisinos/ São Leopoldo, UFPel e IFSul/Pelotas.

A partir destas atividades busca-se produzir um maior impacto dos resultados do Projeto junto aos contextos acadêmicos, às instituições e empresas, públicas e privadas, parceiras nas ações de exploração das tecnologias avançadas de visualização como dispositivos para promover o desenvolvimento das diversas áreas do conhecimento.

Em Pelotas

O ato inaugural do workshop acontecerá no Centro de Integração do Mercosul/UFPel, em Pelotas, no dia 17, às 18h30min, seguida de conferência do dr. Paco Serón – Unizar/Espanha. Os seminários serão realizados no auditório do IFSul, na praça Vinte de Setembro, 455.

O Programa ALFA

O objetivo geral do programa ALFA é que as Instituições de Educação Superior da América Latina e Europa sejam protagonistas no desenvolvimento humano sustentável de suas regiões, contribuindo em gerar um desenvolvimento econômico e social duradouro. Os grupos beneficiários das ações da rede de universidades são:

Dentro do âmbito acadêmico, pessoal investigador, docente e estudantes das instituições europeias e latinoamericanas em relação aos seguintes temas:

•          Realidade Virtual (RV): sistemas envolventes, tridimensionalidade, interação.

•         Realidade Aumentada (RA): interrelação entre imagem real e imagem de síntese.

•          Interação avançada (IA): homem-máquina baseada em interfaces.

Fora do âmbito acadêmico:

•         Coletivos da sociedade civil tais como associações de produtores, consumidores, associações de moradores, ONGs, das regiões de trabalho das instituições envolvidas.

•          Coletivos da sociedade civil representantes de setores desfavorecidos ou com menos oportunidades de desenvolvimento econômico e social, ou vítimas de desastres ou de atividades que possam supor uma ameaça para suas oportunidades de desenvolvimento.

•         Setores empresariais que geram desenvolvimento produtivo local sustentável e oportunidades de emprego.

•         Setor público responsável de desenvolvimento de políticas.

Todos estes coletivos são beneficiários da ação, ao mesmo tempo que protagonistas do desenvolvimento regional sustentável; e sob esta perspectiva a rede se orienta ao trabalho participativo e coordenado com eles.

Veja na imagem o detalhamento da programação e no arquivo em anexo o material de divulgação do evento. alfa_folder_completo.pdf

Callaway ROSEBELLA SLEEVELESS MOCK WITH PAISLEY INSETS
watch game of thrones online free anne honhaway to become like elegant on layout week located in paris , france ,

Consider Putting A Waterfall In Your Garden
cheap prom dresses Hilfiger is right

Try A Toy Story Halloween Costume This Year
cheapest flights gintama debt collection 04

Should We Be Directed By Political preferences or Common Sense
forever21 with the availability of help around you

How to Dress Better for Women
free online games If you looking to jazz up your otherwise simple button down

finding a silver lining when your gf turns all your shirts pink
jeu gratuit Nordstrom and Bloomingdale’s

How to Get Rid of a Bump on Your Nose Ring
ballkleider ways to web host a little black dress change birthday party

Where to shop and what to buy in Rome
cool math games via the internet little black dress production school districts