7º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero lançado em Brasília

A iniciativa pretende estimular e fortalecer a reflexão crítica e a pesquisa sobre as desigualdades existentes entre homens e mulheres no Brasil e aceita inscrição até 16 de setembro.

Podem concorrer estudantes do ensino médio, graduados, especialistas, mestres e estudantes de doutorado, com redações e artigos científicos.

O Prêmio é uma iniciativa da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), do MCT, CNPq, MEC e da ONU Mulheres, que pretende contemplar abordagens de classe social, geração, raça, etnia e sexualidade no campo dos estudos das relações de gênero, mulheres e feminismos, além de sensibilizar a sociedade para essas questões.

O Lançamento – Na solenidade, o diretor de Engenharias, Ciências Exatas e Humanas e Sociais do CNPq, Guilherme Sales Soares de Azevedo Melo, afirmou que uma parceria é boa quando atinge os objetivos propostos. “Isso já foi conseguido, como podemos constatar por meio das 15.728 inscrições recebidas nas últimas edições. O Prêmio e os editais nós já temos, agora o desafio é o que pode ser acrescentado para ampliar as atividades e progredir”, ressaltou.

Como participar
– Escolas públicas e privadas que estejam desenvolvendo projetos e ações pedagógicas para a promoção da igualdade de gênero, poderão concorrer na categoria Escola Promotora da Igualdade de Gênero. Será premiada uma escola por região, que receberá R$10 mil. O dinheiro deve ser aplicado na ampliação e fortalecimento de ações promotoras da igualdade de gênero. Premiados em edições anteriores, só poderão candidatar-se novamente após três anos.

Na categoria estudante de Ensino Médio são duas possibilidades: Etapa Nacional e Etapa Unidade da Federação. Ao todo, serão 27 vencedores, um de cada estado e Distrito Federal que serão agraciados com bolsas de estudo, computadores e impressoras.

Nas categorias: Mestre e Estudante de Doutorado, Mestre, Graduado, Especialista e Estudante de Mestrado e Estudante de Graduação serão premiados os seis melhores artigos científicos, sendo dois selecionados para cada categoria. Ao todo, os textos vencedores receberão premiações em dinheiro no valor de R$ 23 mil, além de bolsas de estudo.

Para saber mais consulte: http://www.igualdadedegenero.cnpq.br.