“Nós só queremos oportunidade de estudar”, afirma estudante quilombola em seminário sobre o Pnaes
Especialistas debatem SISU em seminário promovido pela Andifes
Reitores brasileiros enviam proposta para a CRES 2018

Vídeos

Áudio

Enquete

Qual a sua opinião sobre a reforma do Ensino Médio?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...

Artigos

Universidade, Ciência e a SBPC na UFAL

Na semana em que se comemora o Dia Nacional da Ciência, o Dia Nacional do Pesquisador e o aniversário de fundação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), é importante refletir sobre o papel das Universidades públicas na produção da ciência no País, sobre os cortes nos orçamentos das Universidades e no fomento da Ciência, Tecnologia e Inovação, bem como sobre a realização da 70ª edição da SBPC na Ufal.

Universidade pública, patrimônio do povo

Mesmo sob ataque, ela é reconhecida pela população brasileira como essencial ao País Por mais que sofram cortes, reduzam fortemente sua expansão, sofram ataques à autonomia pedagógica (garantida pela Constituição federal no artigo 207), sejam tidas como onerosas e recebam pressão para que cobrem mensalidades, as universidades públicas brasileiras seguem reconhecidas pela população como fundamentais ao desenvolvimento nacional.

Editoras Universitárias

UFC – Professor traduz livros de escritora italiana Nobel de Literatura

O Prof. Rafael Ferreira da Silva, do Departamento de Letras Estrangeiras e do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução (POET) da Universidade Federal do Ceará, traduziu dois livros da escritora italiana Grazia Deledda. As obras A mãe do padre e As indecisões de Elias Portòlu foram traduzidas do italiano para o português pela editora NOR.

UFMG – Livro sobre circulação do marfim africano no Brasil ganha versão digital

Desde 2013, como parte de acordo de cooperação, pesquisadores da UFMG e de universidades portuguesas investigam aspectos da produção e da circulação do marfim africano no mundo atlântico. Material muito resistente, obtido das presas dos elefantes africanos, o marfim tem alto valor comercial e foi matéria-prima para a confecção de vários objetos.