UFPE realiza curso de aperfeiçomento sobre Gestão da Política Nacional de Saúde Bucal

Imprimir

Postado em segunda-feira, 19 de agosto , 2013

A UFPE vai realizar, no Recife e nos municípios de Caruaru e Serra Talhada, o curso de aperfeiçoamento em Gestão da Política Nacional de Saúde Bucal, a ser coordenado pelos professores Paulo Sávio Angeiras de Goes (coordenador), do Departamento de Clínica e Odontologia Preventiva, e Petrônio José Martelli e Nilcema Figueiredo (coordenadores adjuntos) do Departamento de Medicina Social da Universidade.

O curso é patrocinado pelo Ministério da Saúde (FNS) – Coordenação Nacional de Saúde Bucal, em parceria com o Conselho Regional de Odontologia (CRO-PE) e com o apoio da Secretaria Estadual de Saúde e conselhos dos secretários municipais de saúde.

O objetivo é capacitar cirurgiões-dentistas trabalhadores do Sistema Único de Saúde/SUS, que atuem ou não como coordenadores de saúde bucal, gestores e gerentes da área de saúde bucal do Sistema Único de Saúde/SUS municipais e de Gerências Regionais de Saúde (Geres) na gestão da Política Nacional de Saúde Bucal, visando sua implantação, consolidação e efetividade.

Serão oferecidas 180 vagas, 90 para as duas turmas do Recife, 45 para a turma de Caruaru e 45 para a turma de Serra Talhada. O curso terá uma carga horária total de 180 horas, sendo 96 horas presenciais e 84 horas reservadas para os trabalhos inter-módulos. Será ministrado às sextas-feiras e aos sábados, quinzenalmente, em horário integral (manhã e tarde), totalizando de seis módulos de 16 horas cada. A capacitação vai de setembro a dezembro deste ano, cabendo prorrogação, a critério da coordenação do curso.

As inscrições serão efetuadas no site do curso. O candidato deverá preencher o formulário eletrônico de inscrição, disponível no site da plataforma, o qual deverá ser impresso, assinado e juntamente com os documentos listados no edital que pode ser achado na plataforma.

Entre os conteúdos programáticos estão formulação de políticas e controle social; construção e organização de redes de serviços; processos avaliativos das PMAQ, AB, CEO; estabelecimento de metas e indicadores; gestão de processos de compras de insumos e equipamentos; gestão de pessoas e financiamento das ações de saúde bucal no município.

 

semente_secretariodocurso@hotmail.com

 

Ascom UFPE

 

Postado em Nas IFES | Tagged , , |