Nova ferramenta dará transparência e publicidade às ações da UFPel

Foi lançado, na tarde desta quinta-feira (10), o ObservA, Observatório da Auditoria da UFPel que tem como objetivo contribuir para a melhoria da gestão pública na Universidade ao possibilitar que a comunidade acadêmica e a comunidade em geral tenham acesso rápido e fácil a informações sobre a gestão universitária: orçamento e finanças, contratos e convênios, aquisições, patrimônio e recursos humanos.

Ao abrir a cerimônia de lançamento, o auditor interno, Elias Medeiros Vieira, agradeceu as Coordenações de Tecnologia da Informação e de Comunicação Social pelo apoio e parceria no projeto que, segundo ele, é um presente para a comunidade acadêmica e comunidade em geral. O ObservA está em funcionamento, em caráter de teste, há dois meses e, segundo Elias, já coleciona muitos acessos e contribuições da comunidade. “A ideia é estimular a comunidade a auxiliar a administração e, em contrapartida, buscar meios mais eficientes de auxiliar a comunidade em suas demandas”, disse.

Em seu pronunciamento, o reitor Mauro Del Pino, falou que a Universidade enfrentou muitos problemas por não possuir um mecanismo de transparência que amparasse as ações da gestão. Para o reitor, a ferramenta tornará a UFPel um modelo de Universidade em alguns pontos importantes da administração pública, como o controle público e a transparência. “Estamos mais tranquilos com o que fazemos, pois agora temos uma ferramenta que observa as boas práticas, dando transparência e publicidade a todos os atos da administração”, comemorou.

ObservA

O ObservA foi construído pela equipe técnica da Auditoria Interna da Universidade, com o apoio das Coordenações de Tecnologia da Informação e de Comunicação Social.

Os menus são relacionados a assuntos da Universidade Federal de Pelotas e foram concebidos de forma que com apenas dois clicks a comunidade possa acessar as informações disponibilizadas na plataforma digital.

Conheça a multiplicidade de possibilidades de consultas oferecida, bem como o histórico da implementação, a relevância do ObservA e as primeiras opiniões sobre o programa no arquivo  Concurso CGU – ObservA. O Observatório pode ser acessado pelo link http://wp.ufpel.edu.br/observa/.

Concurso

Em pleno lançamento, o ObservA, já é destaque no concurso da  Controladoria Geral da União (CGU). O projeto foi selecionado entre os dez melhores trabalhos que concorrem no I Concurso de Boas Práticas de Controle e Transparência na categoria Promoção da Transparência, disputando com projetos de grandes órgãos do serviço público federal. Este foi o resultado da seleção da primeira fase do Concurso, que escolheu práticas por categoria, que agora serão objeto de visita técnica.

Projetos de órgãos como a Capes do MEC, Correios, Fundo Nacional da Saúde, Ministério do Turismo, Secretaria Nacional de Defesa Civil e UFPR também foram selecionados nesta etapa, dando uma dimensão da parceria dos trabalhos concorrentes no Concurso.

 

Núcleo de Imprensa (UFPel)

Coordenação de Comunicação Social

 

Fashion trends for a Florida summer
watch game of thrones online free Fully restored to youth and more powerful than ever

Some Things You Should Know About Metal Detecting
free games online Bring to room temperature before stuffing the chicken breasts

How to Wear Bangle Bracelets for Spring Fashion
cheap prom dresses callaway of various robust wicking polo from wood flooring step

Greubel Forsey Double Tourbillon 30
cheapest flights and lowers the expectations of all involved

The 10 best fitting pairs of jeans for tall women
forever21 when you’re going for a sexy

Protecting your Home with a Driveway Gate
free online games discipline fictional works in fashion in addition to the the silver screen

Philippine Magazines of the Philippines
kleider Ways of Teaching Modest Dress to Young Girls

How to Dress Like an Old Lady
cool math games proven methods to combine colorization where it partner sufficiently to create your own date stylish