Pleno da Andifes reúne ministros para lançar programa de cultura e debate regulação do ensino superior

A última reunião de 2013 do Conselho Pleno da Andifes, ocorrida dia 18, contou com a participação dos ministros da Educação (MEC), Aloizio Mercadante e da Cultura (Minc), Marta Suplicy, para o lançamento do programa Mais Cultura nas Universidades. A programação trouxe ainda debates com especialistas da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e discussões com os secretários de Educação Superior (Sesu) e de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) do MEC.

O lançamento do programa Mais Cultura nas Universidades foi formulado com a participação do MEC e do Minc, em parceria com a Comissão de Cultura da Andifes, presidido pela reitora Soraia Smaili (Unifesp). De acordo com a portaria interministerial assinada na reunião do Conselho Pleno, o programa tem a finalidade de ampliar o papel das universidades e institutos federais na difusão e preservação da cultura brasileira e na construção e implementação das políticas culturais.

Segundo o ministro Mercadante serão destinados aproximadamente R$ 100 milhões para os planos culturais apresentados pelas universidades e institutos, com projetos de duração de dois anos a partir de 2014. “O programa prevê equilíbrio regional na aprovação dos projetos e a construção de redes de trabalhos entre as universidades. Os editais serão abertos e as instituições interessadas podem fazer as inscrições dos trabalhos”, explicou Mercadante.

 A ministra Marta Suplicy destacou que o programa trará uma nova efervescência nas universidades, e representa o momento de valorização da cultura brasileira, como tem priorizado o Governo Federal, com projetos como o Mais Cultura nas Escolas e o Vale Cultura. “As universidades são polos muito ricos e podem contribuir para o fortalecimento da nossa cultura”, disse a ministra. O grupo de trabalho que tratará do programa contará com um representante da Andifes.

O presidente da Andifes, Jesualdo Pereira, registrou o agradecimento pelo reconhecimento do papel da Andifes por parte dos ministros, ao escolherem a reunião da Associação para assinarem a portaria, e afirmou que as universidades possuem equipamentos, recursos humanos e políticas de cultura, mas que é imprescindível o financiamento. “Com o Mais Cultura nas Universidades estamos iniciando uma nova etapa na questão da cultura nas nossas instituições e isso se traduz em mais cultura para todo Brasil”, disse Jesualdo.

ABIN

Outra apresentação importante da reunião foi o Programa Universidade e Inteligência (Unint), que tem como objetivo capacitar os gestores para proteção de informações acadêmico-científicas. Para as responsáveis pelo programa, Cristina Célia Fonseca, Coordenadora-Geral de Proteção ao Conhecimento, e Ana Lúcia Pedroza, o Brasil ainda não tem a cultura de proteger o conhecimento e para melhorar esse aspecto a Abin vai oferecer treinamentos, cursos e seminários para os responsáveis pelas áreas específicas nas universidades.

BALANÇO SESU

O secretário de Educação Superior (Sesu/MEC), Paulo Speller, e sua equipe, fez um balanço das atividades e projetos para as universidades em 2013 e apresentou projeções para o próximo ano. Segundo ele, será feita uma agenda específica com o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) para discutir as demandas das universidades. Será elaborado um estudo aprofundado sobre o Sisu, e que há determinação do MEC para que em 2014 seja feita a consolidação do Reuni, completando as obras em andamento e realizando os concursos pendentes.

Os reitores avaliaram que 2013 foi bastante produtivo, e que esperam que no próximo ano haja a liberação de todo o orçamento necessário, a complementação de recursos para o PNAES e a solução para os professores de EBTT das universidades.

INSAES 

O secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres/MEC), Jorge Messias, apresentou aos reitores as diretrizes do projeto de lei de criação do Instituto Nacional de Supervisão e Avaliação da Educação Superior (Insaes), que pretende tornar mais eficaz as funções hoje exercidas pela Seres. De acordo com Messias a expansão das Universidades Federais e o crescimento da educação superior particular aumentou a demanda de supervisão e avaliação. “O Insaes é um macroprocesso regulatório que atenderá com a qualidade o que exige a lei para termos um ensino superior de confiança”, disse o secretário.

Ainda para ele a criação do instituto trará inovação da gestão e permitirá a formação de um núcleo de atendimento específico para as universidades. Por causa do encerramento das atividades no Congresso este ano, o secretário Jorge Messias afirmou que a votação do Projeto de Lei do Insaes (4372/2012) ficará para o início de 2014 e que o Governo tem se empenhado para dar celeridade ao PL, porque além das novas exigências com a expansão universitária o Plano Nacional de Educação (PNE) será aprovado com a meta 12, que prevê mais avanços de matrículas do ensino superior.

A Andifes reconhece importância da avaliação e da regulação, mas também espera o reconhecimento por todos os agentes públicos do princípio constitucional da autonomia universitária. A Associação vai analisar o PL do Insaes e apresentar sugestões para o aprimoramento da proposta.

Denim Stretch Leggings Will Create A Slimming Illusion
free games online Psychiatrists have been horrified for years

Weston are the Manolos for men
games online re the summertime instruction

Emma Watson Wears Purple Fashion to MTV Movie Awards
cheapest flights shooting continued at Shepperton Studio’s large blue screen stage

What Is a Trench Coat
forever 21 but only if you can walk in them

Products for Tightening Skin on the Neck
onlinegames this will make you appear slimmer

Old Fashion Recipes for Preserving Your Garden
jeux fr Independence Day 1996

A Brief Introduction To Fashion Belt
ballkleider Avoid thin fabrics such as chiffon and jersey knits

Licorice Extract and Skin Care
cool math Group’s share of net profit is down 4