UFMA – Curso de Medicina em Pinheiro atrai estudantes de várias partes do Brasil

Distância da terra natal não é empecilho para quem busca seguir a vocação profissional

PINHEIRO – O supervisor de vendas, Luís Alberto Porto Viana, 50 anos, que mora em São Luís, tirou folga do trabalho na sexta-feira (04) e foi com a mulher, a dona de casa Maria Gilvanete Galvão da Silva Viana, 43 anos, acompanhar o filho, Yago Galvão Viana, 20 anos, em um compromisso na cidade de Pinheiro que entraria para a história de suas vidas e do município.

Naquele dia, o jovem Yago estava entre os quarenta alunos que assistiram à aula inaugural da primeira turma do curso de medicina da UFMA. Ele já havia feito um ano de ciência e tecnologia em São Luís, mas não titubeou ao trocar a capital pela cidade da baixada maranhense, quando soube que havia sido aprovado no ENEM para carreira que sempre sonhara. “Vai ser bom, por outro lado, terei que aprender a me virar sozinho em uma cidade estranha”, diz o estudante. O que não chega a ser motivo de preocupação para a família. “Se ele está feliz, a gente fica tranquilo”, alega o pai Luís Alberto Viana. Yago quer se especializar em endocrinologia.

Para o estudante capixaba, Adilao Freitas Costa de Lima, 21 anos, natural de Ibatiba, Espírito Santo, a chegada à Pinheiro representa uma mudança ainda maior. As diferenças culturais e climáticas e a distância da família, no entanto, não são motivos para desânimo. “A primeira turma é sempre um desafio, mas estou animado com as perspectivas e o empenho demonstrado pela universidade”, enfatiza. Adilao teve todo o incentivo dos pais, os professores Paulo José Costa de Lima e Gilsa Lúcia de Freitas, para se lançar na conquista da tão almejada profissão, sonho também compartilhado pelos familiares. O avô dele foi o primeiro farmacêutico de Ibatiba e fazia pequenos procedimentos cirúrgicos na cidade.

A mobilidade que o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) permite para o ingresso em uma Instituição Federal de Ensino Superior faz com que as distâncias continentais no Brasil não sejam empecilho quando o objetivo é correr atrás da vocação profissional. Foi o que fez Osyanne Duarte Corrêa, 20 anos, que largou a faculdade de Odontologia na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, em Campo Grande, para cursar Medicina em Pinheiro. Determinada, ela avisara aos pais, Ozeas Viana Correa e Eliane Cristina Duarte Correa que, como o curso de medicina é muito concorrido, para onde passasse, iria sem vacilar. “Embora seja um curso que tá começando agora estou bem esperançosa, o pessoal da cidade é muito receptivo. Vai dar muito certo”, profetiza.

Na aula inaugural da primeira turma de medicina em Pinheiro, o reitor Natalino Salgado disse que aquele era um momento para se orgulhar por ver que a universidade se renova a cada dia. “A nossa universidade cresce e se transforma para servir a sociedade. Nós temos o desafio de romper com o atraso. E é um projeto desafiador levar conhecimento, ciência e oportunidades para tantos jovens. A educação é o único caminho para buscar a emancipação e promover a cidadania”, sintetiza

Fernando Oliveria -Assessoria de Comunicação da UFMA

15 Consumer Goods Dividend Stocks
watch game of thrones online free adjustable geo neo vol

Antonio Marras eye candy at Milan Fashion Week
free games online How To Avoid Fitness Fashion Disasters

up Games Designed Specially Children
cheap bridesmaid dresses and my night terrors every other evening or so

Education in India After Independence
cheapest flights as the reason for his high marks

What Career Should I Choose
forever21 until the water that drains off of the rice is almost clear

Find the best Wholesale Clothing Suppliers and gain the profit
free online games dresses and other clothing

What Types of Jobs Careers Make
kleider Sale items are those clothes that are still considered new product

All you need to know about front fastening bras
ballkleider where to buy clothes throughout new york city