UFMA anuncia melhorias para o campus de Imperatriz

Obras de infraestrutura, nomeação de novos professores e licitação para compra de materiais específicos são algumas delas

IMPERATRIZ – O campus Bom Jesus da Universidade Federal do Maranhão, em Imperatriz, vai ganhar uma área de vivência e novos aparelhos de ar condicionado para melhorar a climatização das salas de aula, como também será feita a substituição gradual dos aparelhos mais antigos da sede do Centro. O espaço da cantina vai receber uma estrutura com toldos para amenizar os efeitos das altas temperaturas da cidade. Essas são algumas das melhorias na infraestrura do Campus anunciadas ontem, após reunião do reitor Natalino Salgado com pró-reitores da UFMA e a professora Maria Neyrian de Fátima Fernandes, coordenadora do curso de enfermagem e diretora interina do Campus de Imperatriz.

Na reunião, a diretora apresentou à Administração Superior da Universidade as reivindicações de estudantes dos cursos de enfermagem, engenharia de alimentos e licenciatura em ciências naturais do Centro de Ciências da Saúde, Sociais e Tecnologia. Um dos principais pontos da pauta, o aumento do número de professores no curso de enfermagem, foi atendido de imediato.

Além do retorno de três dos nove professores afastados para a Pós-Graduação, já no próximo semestre, o quadro docente será reforçado com a nomeação de mais dois professores aprovados no último concurso e outros dois a serem convocados do processo seletivo anterior. O projeto pedagógico do curso será reformulado e uma readequação no estágio curricular será discutida. Com a implantação dessas medidas, o afastamento de professores da sala de aula será reduzido. A Universidade fará, também, gestões junto ao MEC para a abertura de concurso para novas vagas.

Quanto à falta de água no Campus Bom Jesus, a UFMA já advertiu e multou a empresa responsável pela construção do poço pelos sucessivos atrasos na conclusão e deu prazo até o dia 30 deste mês para a entrega da obra, o que solucionará definitivamente o problema do abastecimento.

A falta de material específico para o laboratório de engenharia de alimentos será equacionada com uma licitação a ser aberta em curto prazo. Já a solicitação de materiais em estoque suficiente no almoxarifado central para uso em laboratórios, como luvas de procedimento, por exemplo, será descentralizada, o que garantirá maior agilidade na distribuição para os campi do continente. O mesmo deve ocorrer com a requisição de livros para as bibliotecas. Somente no ano passado, a UFMA investiu 2 milhões e 300 mil reais na compra de livros.

Segundo o reitor Natalino Salgado, a Universidade também tem aumentado, consideravelmente, nos últimos anos, o número de bolsas de assistência estudantil. “A maior bandeira das universidades federais hoje é a assistência estudantil. No ano passado, o FONAPRACE (Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis) solicitou ao MEC um aporte de recursos no valor de 500 milhões especificamente para esta área, mas o governo não atendeu”, explica.

Para a coordenadora do curso de enfermagem, professora Neyrian Fernandes, a Administração da Universidade deu respostas concretas às reivindicações dos estudantes. “Estamos voltando instrumentalizados para negociar com eles, com algumas conquistas importantes. Nem tudo é tão rápido como pensam, mas encontrei disposição e boa vontade em atender às demandas. Foi muito positiva a nossa visita, recebemos orientações importantes quanto a processos que vão facilitar bastante às atividades administrativas e acadêmicas”, enfatiza.

A UFMA garantiu ainda que a velocidade e a frequência da Internet serão melhoradas no Campus do Bom Jesus. Para tanto já estão sendo feitas negociações com a RNP – Rede Nacional de Pesquisa e uma prestadora de serviço local.

 

Fonte: Fernando Oliveira – ASCOM/UFMA

 

Stop Dieting Lose 26 Lbs In 26 Days Proven Weight Loss
watch game of thrones online free applications needed good clothing fashion times

10 skin care tips that everybody should follow
online games Gothic clothing for the eternal night

What Should I Wear to a Renaissance Festival
vintage wedding dresses but the cut and quality of the dresses are superior

Denim street looks and a big fashion comeback for denim overalls
cheap flights of the Chinese market

How anorexia nervosa affects people
free online games multiple times per episode

dd’s DISCOUNTS to Open its First Store in New Jersey
games there nothing that prohibits a Large Aviation Cruiser

What is the History of the Bean Bag Chair
kleider Write objectives and goals

Milan London qualified designer duo to launch creative Indo
ballkleider You can also note the features that you like for each program