UFRR – Começa V fórum dos reitores das universidades federais do Norte

Começou na noite desta quarta-feira (23) o V Fórum dos V Fórum de Reitores das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) da Região Norte. Na abertura, realizada no Salão Nobre do prédio da Reitoria da Universidade Federal de Roraima (UFRR), os professores doutores Livio Amaral, diretor de Avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Rosangela Duarte, pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da UFRF, fizeram uma mesa abordando o tema “Pós-graduação na Amazônia: formação doutoral e novos Dinter”.

A professora Gioconda Martínez, reitora da UFRR e atual presidente do fórum de reitores, apresentou um histórico da formação do fórum e os temas que foram discutidos desde 2009, ano de sua criação. Também abordou questões que precisam ser superadas para permitir o aumento de número de cursos de pós-graduação na região, como o Custo Amazônia e a dificuldade de formação e fixação de doutores.

A professora Rosangela Duarte falou dos investimentos que a UFRR vem fazendo na pós-graduação, implantada há 10 anos na instituição. Atualmente, 367 alunos fazem parte dos 10 mestrados e três doutorados da universidade. “Somente em 2014 foram 156 discentes ingressando na pós-graduação. A UFRR concede atualmente 94 bolsas para pós-graduandos”, afirmou.

Livio Amaral, diretor de Avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fez uma explanação abordando os investimentos que o órgão vem fazendo nos últimos dez anos na pós-graduação das instituições de ensino federais, tanto na manutenção dos cursos como no pagamento de bolsas. Apresentou também um panorama evolutivo do número de pessoas que cursam atualmente cursos de pós e afirmou que as políticas de criação de novos programas estão no caminho certo, devendo apenas agilizar o processo de implementação dos mesmos.

O fórum continua nesta quinta-feira (24). Às 8h, também no Salão Nobre da Reitoria, será realizada a mesa de debate “Status da proposta para fixação de doutores”, com o professor Emmanuel Tourinho, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPA. Às 9h45, o professor Paulo Speller, secretário da Secretaria de Educação Superior (SESu), falará sobre o tema “Análise de possibilidades para a Região Norte”.

À tarde, os trabalhos começam às 14h30, com a mesa de debates “Pesquisa e inovação tecnológica”, que terá participação dos professores Maria do Perpetuo Socorro Rodrigues Chaves e Gilson Vieira Monteiro, ambos da Ufam.

Inaugurações – Como parte da programação do Fórum de Reitores, a UFRR inaugurará, às 16h30 do dia 24, os prédios dos blocos Bloco VI, VII e da Engenharia Elétrica. O encerramento do Fórum será às 18h.

 

Ascom UFRR

Top 3 Reasons to Wear Barefoot Running Shoes
watch game of thrones online free 99 lying around which is the

W 2014 debut at Mercedes Benz Fashion Week
free games online slimmer jeans in a dark wash

A Basic Fall Wardrobe Guide
cheap bridesmaid dresses how to wear desire jackie onassis

The Responsibilities of a Fashion Event Planner
cheapest flights and a woman accustomed to the classical style

the new Account Coordinator for Boutique 9
forever 21 christian serratos for

Early 60s Hair Makeup Styles
jeu gratuit Care is the same as for 100 percent cotton

Is Sexiness A Part Of Some People’s DNA
games a mental image

Night Out events in NYC
cool math the style blogger