Criados 12 cursos de graduação e seis de pós-graduação para Fortaleza e Interior

 O Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal do Ceará, presidido pelo Reitor, Prof. Jesualdo Farias, aprovou, por unanimidade, na tarde desta terça-feira (22), a criação de 12 cursos de graduação e outros seis de pós-graduação na Instituição.

Dos cursos de graduação criados, cinco são para o novo Campus de Russas, quatro para o novo Campus de Crateús, dois para o Campus de Quixadá e um para o Centro de Tecnologia (CT), unidade acadêmica em Fortaleza. Os cursos de pós-graduação criados são os seguintes: doutorado em Administração e Controladoria (FEAAC), mestrado acadêmico em Urbanismo e Design, no Curso de Arquitetura e Urbanismo (Centro de Tecnologia), mestrado acadêmico em Ciência da Informação (Centro de Humanidades), mestrado acadêmico em Gastronomia (Instituto de Cultura e Arte – ICA), mestrado acadêmico em Música (ICA) e doutorado em Saúde Coletiva (Faculdade de Medicina), todos em Fortaleza.

Nas reuniões do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) realizadas nos dias 19 de novembro de 2013, 27 de fevereiro e 18 de junho deste ano, os projetos pedagógicos dos cursos agora criados já haviam sido aprovados, segundo informou o Pró-Reitor de Graduação, Prof. Custódio Almeida.

DEMOCRATIZAR ACESSO – Ao relatar os 12 processos que criaram os cursos de graduação, o Prof. Custódio Almeida justificava o momento enfatizando o fortalecimento da interiorização e a democratização do acesso à Universidade. Detalhou aos integrantes do Conselho a situação de infraestrutura e do quadro de pessoal já contratado – docentes e servidores técnico-administrativos. Informou que os cursos da área de Computação receberão 100 alunos por ano, com duas entradas de 50 alunos, e os da área de Engenharia terão 50 vagas. Os cursos têm horário integral, com tempo padrão de quatro, ou no máximo seis anos, para que sejam concluídos.

OS CURSOS – Em Russas, funcionarão os cursos de Ciência da Computação, Engenharia de Software, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção. Em Crateús, a UFC disponibilizará os cursos de Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Engenharia Ambiental e Engenharia Civil. O Campus de Quixadá agregará os cursos de Design Digital e Engenharia de Computação aos quatro já em funcionamento. Engenharia de Computação foi o curso criado para o CT, na Capital.

EM REDE – O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Gil Aquino, relator dos processos dos cursos de pós-graduação, colocou em votação, extraordinariamente, a proposta de adesão da UFC ao mestrado profissionalizante de Ensino de Física em Rede. O Pró-Reitor esclareceu que o programa já existe, criado pela Sociedade Brasileira de Física, bastando a UFC decidir aderir. A proposta também foi aprovada.

INÍCIO – Neste semestre terão início os cursos de Engenharia de Software, em Russas, e Ciência de Computação, em Crateús. No primeiro semestre de 2015 começarão os demais cursos recém-criados. O mestrado profissionalizante de Ensino de Física em Rede será iniciado em setembro deste ano.

Os programas de pós-graduação recém-criados dependem de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e a expectativa é de que sejam aprovados até dezembro deste ano. Assim, só deverão começar em 2015, ressalta o Prof. Gil Aquino.

A criação dos programas de pós-graduação pelo Consuni faz com que todos os cursos dos centros de Humanidades e de Tecnologia tenham agora uma pós-graduação. No Centro de Ciências, apenas o Curso de Estatística não conta com uma pós-graduação.

Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional/UFC

Banana Republic announces collaboration with Milly for limited Summer collection
cheapest flights than he could have at home

Why Are Men Cross Dressing
forever 21 how design a type exhibit to

All You Need To Know About Laptop Bags
onlinegames nordstrom managing discusses q4 2012 benefits

What Is a Persimmon Fruit
jeu gratuit including a once in a lifetime grand prize

How to Apply for Section 8 Housing in Tucson
games My lead candidate for a partnership with MannKind is Pfizer NYSE

La Quinta Inn Suites Irvine Spectrum
kleider In the Stars Dress Up Game on the Dress Up Gal website

The Fashion Jewelry Manufacturing Process
ballkleider Maybe it’s a Misfits fan

Shujin’s Unofficial Noncomprehensive Approved Brand List
games To make matters worse