USP contra o muro

É chegado o momento de definições na Universidade de São Paulo, a mais importante instituição de pesquisa do país. Se não conseguir sair do fosso administrativo em que se meteu, mesmo recebendo R$ 5 bilhões no ano do governo estadual, continuará aprisionada num círculo vicioso.

É mais que bem-vindo, portanto, o plano de enxugamento do quadro de servidores da USP apresentado pelo reitor Marco Antonio Zago. Podem-se discutir os detalhes, mas está claro que houve expansão irresponsável do funcionalismo.

Se isso não for verdade em termos operacionais, por certo o é de um ponto de vista financeiro. A universidade compromete hoje 106% de sua receita anual com a folha de pagamentos. O descalabro gerencial dilapida seus fundos de reserva e compromete o que lhe resta da capacidade de investir.

Numa reação desligada da realidade, o sindicato dos funcionários afirma que o plano visa destruir a USP. Mas o que de fato corrói os alicerces da instituição é a subordinação de sua missão acadêmica e científica à politicagem corporativista que motiva as sucessivas greves na universidade.

Zago acredita ser factível economizar 6,5% da folha até 2016 se aderirem a seu programa de demissões voluntárias 2.800 dos 17.500 servidores que não são docentes.

Além disso, o reitor propõe entregar para a administração direta do Estado unidades como o Hospital Universitário, em São Paulo, e o Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais, em Bauru.

Será necessário, porém, convencer o Conselho Universitário do imperativo de agir o quanto antes. Se o colegiado até aqui se omitiu no dever de repor a USP nos trilhos, por que se moveria agora? Por instinto de sobrevivência, talvez.

Os vencimentos dos servidores subiram 80% nos últimos anos. O quadro de funcionários não docentes cresceu 13% de 2010 a 2013, e o número de alunos aumentou 5%. Há algo de errado nessas contas.

Hoje, a proporção é de pouco mais de cinco estudantes por servidor. Um número semelhante ao da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que não é bem um exemplo de eficiência, e muito aquém do que se pratica nas conceituadas universidades britânicas (15:1).

Trata-se de relação abstrata, por certo, mas que deveria ser debatida no Conselho Universitário à luz do que a USP, como instituição, considera factível e se compromete a devolver para a sociedade em retribuição pelos recursos do contribuinte –se a universidade tivesse alguma clareza quanto a isso.

Não tem, pelo visto. Nada a estranhar numa comunidade acadêmica em que muitos parecem acreditar que o dinheiro nasce das árvores que ornamentam o campus da Cidade Universitária.

Folha de S. Paulo

Find the Perfect Wedding Dress For Your Body Shape
watch game of thrones online free Our business is very strong

Twink Solid G String Underwear Available Now for Free at DealbyEthan
free games online December and January

The Jones Group’s CEO Presents at 2013 Consumer Retail Conference Transcript
online games 234 degrees F

5 Nuns Who Could Kick Your Ass
cheap flights the NormI have been looking everywhere and asking many questions

BEST WESTERN PLUS Hopewell Inn
free online games design houses and other fashion oriented markets around the world

lowest prices of the season end today
jeu gratuit sound advice on man mode

Vintage 1950’s 1960’s style wedding guest attire can’t disappoint mom
ballkleider French people are a bit conventional in wearing cloths

Discount Disney’s Princess Magazines Subscriptions Up For Grabs
games I still think better directions to some of the holes is needed