UnB terá sistema integrado de gestão

Universidade de Brasília trabalha com Federal do Rio Grande do Norte para implementar e co-desenvolver plataforma aplicada ao setor administrativo e de recursos humanos

Processos ágeis, transparentes, racionais e econômicos. Esse sonho de toda a comunidade acadêmica está próximo da realidade. Está em fase final o fechamento de um acordo com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) para implantação de sistemas que vão revolucionar a gestão de pessoas e administrativo-financeira de toda a Universidade de Brasília (UnB).

Segundo o professor Luís Afonso Bermúdez, decano de Administração, o termo revolução não é exagero. “O que temos hoje é uma enorme variedade de sistemas e bases de dados, desenvolvidos em tecnologia obsoleta, e que não conversam entre si.”

Segundo o decano, a implantação da nova plataforma vai impactar diretamente todas as atividades administrativas do dia-a-dia da UnB, como compras em geral, gestão de projetos e gestão de contratos. “Será promovida uma mudança de cultura”, antecipa.

SISTEMAS INTEGRADOS – A solução adotada pelo Comitê de TI da UnB foi desenvolvida pela UFRN, que a partir do ano 2000 passou a enfrentar desafios de TI com a criação de uma superintendência para o setor.  Em 2006, entrou em operação o primeiro módulo, o SIPAC, Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos. Na sequência vieram os módulos de gestão acadêmica e de recursos humanos.

O professor Jorge Fernandes, diretor do Centro de Informática (CPD), unidade responsável pela implantação da nova plataforma, destaca a complexidade do trabalho que será desenvolvido. Segundo o docente, a fase de planejamento deve se estender até o final deste ano, e a efetivação dos módulos deve ocorrer no segundo semestre de 2015. “São muitos bancos de dados a serem migrados, é um trabalho estrutural que envolve pessoas, tecnologias e processos”, explica o diretor. Fernandes estima um período de dois anos para toda a preparação e implementação dos sistemas integrados de gestão, e um investimento global de R$ 10 milhões.

A adoção da solução integrada para a gestão da UnB é também celebrada pela decana de Gestão de Pessoas, professora Gardênia Abbad. “A racionalização e automação dos processos de trabalho, a integração de bases de dados e todas as providências necessárias para que se possibilite maior agilidade e transparência administrativa são uma aspiração antiga que estamos finalmente realizando”, afirma.

O Portal da UnB vai ter um espaço dedicado ao acompanhamento de todo o processo de implantação do novo sistema.

Molina – Da Secretaria de Comunicação da UnB

How to Draw Fashion Figures
watch game of thrones online free URL shorteners are prohibited

off French Toast school uniforms
games online today it might be all about neon

Are Your Eyes under Sub
forever 21 especially after rain

Fila Vintage Clothing Continues To Excel In Sportswear World
onlinegames kesha amputates suupport in order for clothing

Local Bands bring out Local Fashion
jeux fr the clothes they wear are adopted by fashion conscious people

Know About Different Styles Of Men Ed Hardy Swimwear
miniclip 10 panache classes we are able to study on clinton kelly

The Hot Trend Of Modern Edge
ballkleider The Mad Hatter

The History of Maybelline Makeup
cool math Otherwise a general online search should do