Aula magna marca início do curso de Medicina da UNILA

Na última segunda-feira (18), o curso de Medicina da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) iniciou suas atividades. A aula inaugural foi ministrada, no auditório da Uniamérica, em Foz do Iguaçu, pela professora Jadete Barbosa Lampert, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e teve como tema “Desafios da Educação Médica no Brasil”. Os novos acadêmicos – brasileiros e estrangeiros – participam, nesta semana, de uma série de atividades visando à apresentação da Universidade, do Projeto Pedagógico do Curso, das instalações físicas e dos profissionais que compõem o quadro docente e técnico da UNILA.

“Desafios são para vitoriosos e o primeiro desafio vocês já venceram: deram o primeiro passo”, disse a professora. Para ela, a implementação de um curso de Medicina é um desafio não só para os professores, mas para toda a sociedade. “Hoje, no início deste curso, temos que ser muito conscientes sobre que médicos vamos formar, que médicos vamos ser, que Medicina vamos exercer junto à sociedade”.

Citando o avanço da Medicina e da organização dos profissionais médicos ao longo do século 20 e início do século 21, a professora explicou que a saúde, antes considerada apenas ausência de doença, voltou a ser reconhecida como qualidade de vida, e que a atenção primária à saúde passou a ser estratégia de atendimento à população. “A clientela passa a ser todo o ser vivo, desde a sua concepção até a morte, e não mais só o doente”, enfatizou. “A população vem crescendo. Temos que dar conta de construir um Sistema Único de Saúde integrado com a medicina complementar, que dê conta dessa população e do atendimento à integralidade da saúde”, pontua.

A professora citou um estudo que mostra que apenas 4% das demandas de saúde precisam de hospital. “O jeito de ensinar e de aprender tem de ser mudado. É um outro tipo de profissional que precisamos”, argumenta, ressaltando que, no Brasil, ainda há um predomínio da “cultura hospitalar”. O modelo de ensinar, defende a especialista, deve ser repensado para que os problemas possam ser resolvidos fora do hospital.

Outro desafio na educação médica, apontado pela especialista, é a mudança na relação entre teoria e prática. “Esse é um grande dilema ainda hoje, mas já temos consciência de que temos de fazer as duas coisas juntas. É o estudo pelo trabalho”, defendeu. Junto com essa mudança, vem a de ensinar ante o grande volume de conhecimento. “Nós não damos mais conta. O desafio das escolas é ensinar a construir o conhecimento frente aos problemas identificados”.

Solenidade

Antes da aula inaugural, foi realizada a solenidade de instalação do curso de Medicina da UNILA. Para uma plateia formada por autoridades, lideranças locais e pela comunidade acadêmica, o reitor da UNILA, Josué Modesto dos Passos Subrinho, lembrou que o curso de Medicina é uma conquista para a cidade. “Acredito que vai ser um ambiente extremamente rico e fértil em discussões e troca de experiências. Tenho certeza que seremos um centro de referência para a América Latina”, disse.

Coordenador do curso, o médico Luiz Fernando Zarpelon citou a infraestrutura disponível na cidade como um dos fatores fundamentais para o projeto. “Nós temos um estrutura pronta para o curso de Medicina aqui na Uniamérica, uma rede de saúde organizada que vem sendo construída ao longo dos anos e que oferece plenas condições para os alunos desenvolverem a sua formação”, enumerou. “São fatores que permitem a gente dizer que, embora o desafio seja grande, temos condições de realizar um grande projeto, um grande curso, integrado na Universidade e na região”.

O diretor-geral brasileiro da Itaipu, Jorge Samek, lembrou que a instalação do curso ocorre no ano em que a cidade de Foz do Iguaçu completa seus 100 anos. “Este é o maior presente que a cidade poderia receber no seu centenário. Cravamos hoje essa região como um belíssimo polo universitário”, salientou.

Ascom Unila 

Last Stand Runway Show Photos
watch game of thrones online free the answer should be obvious

teen fashion advice trends articles
cheap flights With only a hundred and eight dollars approximately

Fashion Tips Trends for Men in 2009
forever 21 and I didn’t want to know

Moleskine Offers Exposure To The Luxury Industry And A Great Upside Potential
onlinegames or simply badly behaved

Term Protection for Your Eyes
jeux fr You act as a middleman

Discussion Do there exist pieces of clothing that are inherently unfashionable
kleider don’t give up on reading to him

Internal and external influences on consumer behaviour in Lacoste
ballkleider It’s also inspired by ballet

Clothing’ Company Thrive in Tough Times
cool math games tv set weathercasters test el nino