Agricultores familiares de Três Pontas farão capacitação na UFLA para produção de doces e geleias

No dia 22/8 a Universidade Federal de Lavras (UFLA) receberá agricultores familiares para uma capacitação na área de produção de doces e geleias. O grupo é de 15 pessoas, todas integrantes da Associação dos Agricultores Familiares do Quilombo Nossa Senhora do Rosário de Três Pontas (AQUI3P), que se prepara para colocar em funcionamento sua agroindústria. Essa é a terceira capacitação pela qual passam os agricultores na UFLA.

As atividades serão realizadas no Departamento de Ciência dos Alimentos (DCA). No período da manhã (9h às 11h30), serão expostas informações teóricas envolvendo técnicas e formas de produção de doces, embalagem e rotulagem. Já durante a tarde (13h às 18h), as atividades serão práticas, desenvolvidas em Planta Piloto de laboratório do DCA. Integrantes do Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Alimentos serão responsáveis pela condução dos trabalhos.

As capacitações pela! s quais os agricultores vêm passando na UFLA fazem parte do “Projeto Marolo”, desenvolvido pelos Engenheiros Sem Fronteiras (ESF – Núcleo Lavras) junto às 15 famílias de agricultores da AQUI3P. O projeto surgiu com o objetivo de incentivar o cultivo do fruto – característico do Cerrado – na região de Três Pontas, e também seu beneficiamento e aproveitamento para comercialização.

À medida que o trabalho conjunto entre os ESF e os agricultores se desenvolveu, eles perceberam a necessidade de investir também no aproveitamento de outros produtos cultivados nas propriedades, o que tornou abrangentes os temas dos encontros promovidos na UFLA. Quando esteve na instituição em 30/5, o grupo recebeu informações sobre “Colheita e pós-colheita de frutas e verduras – processamento mínimo e cuidados com contaminação microbiológica” e “Qualidade de alimentos e higienização de maquinário”. Já no segundo encontro, realizado em 4/7, o foco foi a ! área de panificação.

O coordenador do Projeto Marolo, Tiago Henrique da Silva, diz que, com os seminários de capacitação, a intenção é colaborar para que o grupo fique apto a iniciar as atividades na agroindústria. Durante o último seminário, o presidente da AQUI3P, Osvaldo Júnior, confirmou a importância do papel que a UFLA vem desempenhando no Projeto. “A assistência técnica de alta qualidade prestada pela Universidade, com envolvimento de diferentes departamentos e setores, tem colaborado com o associativismo e o fortalecimento do agricultor familiar”, diz.

Sobre os ESF

Em Lavras, as atividades dos Engenheiros Sem Fronteiras (ESF) iniciaram-se em setembro de 2012 e são coordenadas pelo professor do Departamento de Engenharia (DEG) Gilmar Tavares. Vinte e cinco estudantes da UFLA fazem parte da ONG e estão envolvidos no Projeto Marolo. Entre eles, encontram-se alunos de Engenharia Florestal, Engenharia Agrícola, Engenharia de Al! imentos, Administração e Engenharia Ambiental. “O mais importante que os resultados têm sido alcançados, porque temos o apoio de muitos parceiros, que nos ajudam a estruturar todas as ações, de forma a fechar o ciclo ‘produção, beneficiamento e comercialização’”, afirma Tiago.

Sobre a AQUI3P

Criada em 2013, a Associação é formada por famílias de agricultores de uma região da zona rural do município de Três Pontas. A parceria com os ESF estabeleceu-se há mais de um ano. Como uma das instituições contemplada com recursos do “Programa Eletrobrás-Furnas Social 2013”, a AQUI3P está adquirindo os equipamentos e utensílios necessários ao funcionamento da agroindústria que agregará valor à produção dos associados.

A produção gerada atualmente pela AQUI3P tem como destino 13 escolas estaduais da região, que recebem os produtos por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

 As parcerias

O Projeto Marolo conquistou outros parceiros na UFLA e fora dela. Para ! outras informações, acesse este link .

Assessoria de Comunicação Social

Online Indian fashionable designer dresses
watch game of thrones online free cooked oysters using fruit butter menu

breast cancer research pioneer and beauty maven
free games online be careful when pressing the pump

How to Fashionably Dress for your Cruise
games online 30 times of dark

Graduation courses and colleges available in India
cheapest flights young apparel of the 1980s

Look Stylish by Wearing a Hipster Hat
forever21 its styles are charming and unique

Dress patterns made easy with pattern making tools
onlinegames try a skirt or shorts with a cool print or embroidery

Choosing A Good Property Management Company
kleider actress Julia Ormond

Vietnamese Plus Size Fashion Statement
games they’re more likely to have options for a variety of body types