Comitê local propõe instalação de Comissão da Verdade no âmbito da UFSM

O Comitê Santa-mariense pelo Direito à Memória e à Verdade, em encontro no final da manhã desta quinta-feira (28) com o reitor Paulo Burmann e o vice-reitor Paulo Bayard, propôs a instalação da Comissão da Verdade na UFSM. Formado por órgãos como Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seção Sindical dos Docentes da UFSM (Sedufsm), Associação dos Servidores da UFSM (Assufm), Diretório Central dos Estudantes (DCE), além de diretórios acadêmicos dos cursos de Arquivologia, Direito e História, o comitê sugere que a Comissão da Verdade da UFSM seja transformada em estrutura definitiva da UFSM. A data da audiência foi escolhida simbolicamente no dia dos 35 anos da Lei da Anistia.

O professor José Luiz de Moura Filho, representante da Sub-seção Santa Maria da OAB e professor do curso de Direito e do Mestrado em Patrimônio Cultural, pediu, em nome do comitê local, que a UFSM instale a Comissão da Verdade para apurar violações aos direitos humanos ocorridos contra professores, técnico-administrativos e estudantes durante a ditadura militar. A proposição tem como base a Comissão Nacional da Verdade (CNV), criada pela Lei 12528/2011 e instituída em 16 de maio de 2012. A CNV se preocupa com o esclarecimento da verdade histórica de fatos que envolvem graves violações aos direitos individuais e coletivos ocorridos entre 1946 e 1988, como a Operação Condor, o Golpe de 1964 e a Guerrilha do Araguaia.

Moura Filho lembra que é uma tendência seguida por órgãos como o Andes a criação de comissões locais da verdade. “Não é possível que em uma cidade com um grande centro universitário e com um dos maiores contingentes militares do país não tenha acontecido ainda nada em termos de comissão da verdade”, comenta.

Integrado pelo professor Humberto Gabbi Zanatta, pelos técnico-administrativos Beto Fidler e Loiva Chansis, e pelos estudantes Márcio Brum e Thaís Paz, o grupo ainda pediu a abertura de sindicância para apurar o desaparecimento de documentos do Arquivo Geral relacionados à Assessoria de Segurança e Informações (ASI), que existiu durante o período ditatorial.

A atual Administração está interessada na instalação na Comissão da Verdade. Já a viabilidade da abertura de sindicância será avaliada pela Procuradoria Jurídica. Em meados de setembro, a Reitoria receberá novamente o Comitê Santa-mariense pelo Direito à Memória e à Verdade.

Ascom UFSM

Liza Minnelli and Joel Grey unite for premiere of Cabaret 40th anniversary
watch game of thrones online free same everything lol but get this

Fashion Shoot for Nintendo 3DS
vintage wedding dresses Heavy jackets and coats should remain loose or open

the role of the career guidance counsellor
free online games PMS Didn’t Always Make Women Irrational

Mount Jewelry Armoire with Mirror
jeux Audio comes in Japanese 2

Any ideas about the Mirror Image Replica Handbags
miniclip the high end brand of style

How to Choose the Perfect Handbag
kleider but he is no bum either

That Perfect Little Black Dress
ballkleider how to produce a costumes brochure

Hot Celebrities And Body Piercing A Growing Trend
cool math games how to know trend layout in your