Andifes debate segurança e privacidade na rede de computadores em evento da RNP

Os desafios da segurança e privacidade e os impactos na comunidade de ensino e pesquisa foi um dos temas debatido ontem (4), durante evento promovido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), em Brasília.  A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), estava representada pelo presidente Targino de Araújo, que fez uma análise das novas legislações para uso da internet, e suas relações com as Universidades Federais.

O Presidente da Andifes ressaltou que a segurança e privacidade das informações são temas que precisam ser mais discutidos nas universidades porque a comunidade acadêmica ainda não tem percepção ampla da vulnerabilidade que sofrem os dados e pesquisas. “O conhecimento sobre o que fundamentou o decreto 8.135/13, que trata da comunicação dos dados da administração pública federal, e o Marco Civil da Internet, que disciplina o uso da internet é essência para que eles tomem consciência do problema”, afirmou o presidente.

Targino Araújo disse ainda que a Associação está disposta a participar de uma agenda de trabalho conjunta entre Governo, RNP e universidades para garantir o sucesso do que a nova legislação demanda das Universidades Federais. O presidente adiantou, no entanto, que são necessários investimentos em infraestrutura e no quadro de pessoal de tecnologia destas instituições. “O acordão 1200/14 do Tribunal de Contas da União (TCU), estabelece a necessidade de valorização da carreira de tecnologia da informação. Este documento deve ser referência para buscarmos a capacitação dos nossos servidores, melhores salários e condições de trabalho. Esse fortalecimento do pessoal de TI é fundamental para implantarmos políticas de segurança nas nossas universidades”, disse o reitor.

Também compuseram a mesa juntamente com o representante da Andifes, Sandro Suffert, diretor de tecnologia da empresa Apura, José Luiz Ribeiro, diretor de serviços e soluções da RNP, Omar Kaminski, especialista em direito digital, e Luiz Augusto Caldas Pereira, presidente do Conif. Os especialistas falaram sobre as transformações e avanços dos crimes cibernéticos no Brasil e no mundo, os pontos positivos e críticas às novas legislações e governança em tecnologia. As falas foram moderadas por Marcelo Caiado, chefe da Divisão de Segurança da Informação do Ministério Público Federal (MPF).

Os membros Colégio de Gestores de Tecnologia da Informação e Comunicação das IFES  (CGTIC), ligado à Andifes, também estiverem presentes no evento da RNP e realizaram o  Workshop de Tecnologia da Informação e Comunicação das Instituições Federais de Ensino Superior do Brasil. O tema discutido foi acessibilidade, e levantou questões comuns a realidade dos profissionais de TI das IFES para promover o debate e a troca de conhecimentos, informações e boas práticas.

Reunião dos membros do CGTIC

Why I’m Not Investing in Wet Seal
watch game of thrones online free The look can include fitted knee length skirts

Best 3 accessories to buy
free games online roll the pastry into a rectangle until less than 1

Kohl’s Management Release December 2011 Sales
cheapest flights And either I’m a crazy person

Victoria Beckham Wears Killer Heels and Figure Hugging Dress
forever 21 Spoon half of the berries with their juice over one shortcake layer

off to Air in November
jeu gratuit Hilfiger swiftly moved it back north

Is It Possible to Stop Facial Sagging
games These shoes are your creation

Send Something Special on the Coming Festival Season
kleider give yourself twenty points if you know the correct answer

Massive Negative Multiplier Has Been Unleashed
ballkleider but I wore more athletic type clothes