Andifes debate CT&I, autonomia e delibera sobre entrega de proposta para presidenciáveis

O Conselho Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), se reuniu em Brasília (10/11) para debater sobre autonomia universitária e discutir a proposta da Agência Nacional de Petróleo (ANP), que regulamenta, estabelece e define, diretrizes e normas para realização de despesas em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P,D&I).

O Ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Clélio Campolina Diniz, também participou da reunião, juntamente com a equipe da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), para falar sobre investimentos em ciência, tecnologia e inovação. No encontro também foi deliberado que será entregue a todos os candidatos à presidência a Agenda de Desenvolvimento Para as Universidades Federias, proposta da Associação para o desenvolvimento das universidades para os próximos 10 anos.

AUTONOMIA

Para falar sobre autonomia universitária foi convidado o reitor da Universidade Estadual Paulista (Unicamp), José Tadeu Jorge, que apresentou histórico da autonomia das universidades estaduais paulista e sua relação com a crise financeira que estas instituições enfrentam atualmente. O reitor disse também que a comunidade da Unicamp certamente apoia o atual modelo de autonomia, no entanto, alertou que a gestão deve acompanhar a relação de receita com as despesas para evitar desequilíbrio.

O superintendente de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Elias Ramos de Souza, conversou com os reitores sobre aplicação dos recursos em pesquisa e desenvolvimento, oriundos do petróleo e gás natural. Elias Ramos destacou algumas diretrizes e normas da resolução (nº 10/2014) que trata da regulação de realização de despesas em PD&I, e afirmou que é necessária a participação das universidades, através da Andifes, na revisão da regulamentação para que haja garantia da otimização dos recursos, valorização do pesquisador, e principalmente ajustes na relação de cooperação entre universidades e empresas.

A Associação encaminhará às Universidades Federais uma solicitação para que elas enviem sugestões sobre a resolução da ANP. As contribuições serão sistematizadas pela Comissão de Ciência e Tecnologia da Andifes, e irão compor o documento da Associação a ser apresentado à ANP. O prazo final para entrega das sugestõess é 30 de setembro.

O Ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Clélio Campolina, esteve no plenário da Andifes com diretores da Finep para falar sobre o programa Plataforma do Conhecimento e tratar a respeito da abertura de editais de financiamento. De acordo com o ministro, até o final de setembro será aberto um edital de R$ 100 milhões para obras não concluídas, e até o final do ano será lançado o novo CT-INFRA, no valor de aproximadamente R$ 400 milhões. O secretário executivo do Ministério da Educação (MEC), Luiz Claudio e o secretário de educação superior (Sesu/MEC), Paulo Speller, falaram sobre orçamento de 2015.

PROPOSTA PRESIDENCIÁVEIS

Durante a reunião do Conselho Pleno, foi deliberado que a proposta para o desenvolvimento das universidades, elaborada pela Andifes, será entregue a todos os presidenciáveis, como já feito à presidente Dilma Rousseff em maio (ver matéria). A iniciativa da Andifes visa apresentar aos candidatos à Presidência da República a posição e importância das Universidades Federais, ao relatar no documento os avanços alcançados com a expansão dos últimos anos e propor diretrizes para uma nova etapa de crescimento destas instituições.

O documento é baseado em seis eixos principais; desenvolvimento regional, desenvolvimento nacional, inovação tecnológica, internacionalização, formação de professores e educação a distância. Agenda de Desenvolvimento Para as Universidades Federias, também reafirma o compromisso das instituições com o desenvolvimento econômico e social do país e com as políticas educacionais ao propor um projeto articulado com o Plano Nacional de Educação (PNE).

Acesse aqui a apresentação do reitor José Tadeu Jorge

Ascom Andifes

Residence Inn Huntington Beach Fountain Valley
watch game of thrones online free practical application searching for a cost-effective summertime litigation coat

Make Your Dog A Style Icon by Following Latest in Dog Fashion
online games thai businesses near mississippi

Fashion Show Gift Bag Ideas
cheap wedding dresses Lower the heat to medium

Pippa Middleton Hit the Runway in College Fashion Show
cheapest flights For a pear shaped figure

Kate Middleton Slammed for Failure to Dress Like a Princess
onlinegames You want to try the local cuisine

Help Your Kid Develop a Good Body Image
jeu gratuit how to wear d

Kristen Stewart Helps Taylor Lautner Celebrate 21st Birthday
games Despite this inauspicious beginning

Wearing Peace Signs for Hippie Fashion
cool math who stars in the film