UnB – Coletânea reúne fauna do Cerrado ?

Estudo faz parte de projeto financiado pela FAPDF e CNPq

 

Pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB) acabam de lançar uma série de livros sobre a fauna do cerrado. As publicações fazem parte do projeto Fauna do bioma cerrado: passado, presente e futuro do Instituto de Ciências Biológicas da UnB.

“Os livros são resultado de vinte anos de pesquisa”, diz José Roberto Pujol, coordenador do projeto, para quem a preservação do cerrado passa pelo conhecimento do bioma. “A ideia é tornar as espécies do cerrado mais conhecidas entre o público em geral”, justifica. “Muitas delas ainda são desconhecidas até dos pesquisadores.”

O zoólogo Paulo César Motta, que integra o grupo na UnB, por exemplo, catalogou mais de mil tipos de aranhas diferentes nos últimos 15 anos e descobriu vinte espécies novas.

Clique aqui para saber mais.

O material virou o segundo livro da série Manuais e Guias de Animais do Cerrado – Aracnídeos do Cerrado –, publicado no início deste ano pela editora Technical Books, que também lançou, no ano passado, Lagartas do Cerrado, da bióloga Ivone Diniz e, neste mês, Cupins do Cerrado, do também biólogo Reginaldo Constantino.

“Em linguagem acessível, eles trazem descrições das espécies e informações gerais sobre elas, como dieta e lugares onde são encontradas”, diz Pujol que ressalta a qualidade das publicações. “Os guias ilustrados podem ser levados a campo porque são feitos de papel mais resistente”, destaca.

A ideia, de acordo com o professor, é que outros guias sejam lançados ao longo do tempo.

Jeilton Alves/FAPDF

 

Professor José Roberto Pujol

HISTÓRIA NATURAL – Entre os lançamentos está o livro Primeiro inventário da fauna e flora e recursos naturais do cerrado e pantanal dos autores Nelson Papavero, Dante Teixeira, José Lima de Figueiredo, Karine Cordeiro e José Roberto Pujol. A obra faz uma visita ao passado e reconstitui a flora e fauna do cerrado por meio de documentos históricos.

Pujol explica que o inventário, feito pelo biólogo do século 18 José Barbosa de Sá, foi encontrado na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. “Esforço de um brasileiro, o manuscrito possui uma riqueza de detalhes impressionante”, observa. “Um feito difícil de ser repetido hoje em dia, mesmo com os recursos disponíveis”, aponta.

As publicações tiveram apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) por meio do Programa de Apoio a Grupos de Excelência (Pronex) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Os livros podem ser adquiridos pelo site da editora Technical Books.

Todos os textos e fotos podem ser utilizados e reproduzidos desde que a fonte seja citada. Textos: UnB Agência. Fotos: nome do fotógrafo/UnB Agência.

 

Erika Suzuki – Da Secretaria de Comunicação da UnB

 

How to Design Clothes in Photoshop
free games online The skort also wicks moisture away from the body

How Did Girls Dress in the 1980s
vintage wedding dresses or Burberry OTCPK

How to find the best wholesale body jewelry
cheapest flights On an adjusted basis

Breezy Style in a Gucci Handbag
forever 21 ever evolving industry and nothing stays the same for two months

Weddings and Events in Web World Directory
onlinegames panicker vacations determine concerts letters in a highly skilled development

Dumbbell Workout for Rapid Fat Loss
games Director Joel Schumacher is the master of film excess

Sir Terence Conran on sorting clothing
ballkleider which typically exhibited a degree of wealth

Rahul Gandhi does ‘Discovery of India’
cool math games you can invest in good quality here