Livro de professor da Ufal abre nova coleção da Sociedade Brasileira de Matemática

Coleção Fronteiras da Matemática, iniciada com os professores Krerley Oliveira e Marcelo Viana, é voltada a pesquisadores

Lançada no início de setembro, a Coleção Fronteiras da Matemática, editada pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), tem como primeira publicação o livro Fundamentos da Teoria Ergódica, do professor Krerley Oliveira, do Instituto de Matemática da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), e Marcelo Viana, pesquisador do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa). A coleção é voltada para estudantes de pós-graduação em Matemática e pesquisadores.

Segundo o professor Kreyler, a Teoria Ergódica surgiu no final do século 19, com pesquisas do cientista francês Henri Poincaré, mas ganhou força na metade do século 20 com trabalhos das escolas russa e americana. “A americana deu origem à escola brasileira, que hoje tem cientistas renomados. É uma teoria que lida com fenômenos de uma complexidade muito alta, com muitas variáveis, que são tratados de maneira estatística, usando a teoria da medida”, explicou.

Recentemente, um pesquisador brasileiro deu destaque internacional a essa área de pesquisa. Artur Ávila ficou conhecido como o primeiro latino-americano a receber a Medalha Fields, prêmio para matemáticos que é considerado como um Nobel nessa área científica. Marcelo Viana, que é coautor do livro na nova séria junto com o professor Kreyler, já teve a oportunidade de trabalhar com Artur Ávila em algumas pesquisas.

Uma década de trabalho

O livro, que abre a Coleção Fronteiras da Matemática, começou a ser escrito há dez anos. “O início foi quando o pesquisador Marcelo Viana ofereceu um curso na Universidade Federal de Pernambuco, em 2004. Desde então, passamos a trabalhar na ideia desse livro. Em 2005, eu realizei um curso já sobre as notas iniciais do nosso trabalho, no Colóquio Brasileiro de Matemática. Foram dez anos de trabalho intenso, o livro tem mais de 500 problemas resolvidos”, ressaltou Kreyler.

Segundo Kreyler, antes mesmo de ser lançado, o material já foi usado como livro-texto de universidades nos EUA, Chile e Brasil. “Isso foi o que ficamos sabendo, mas desejamos que, agora que foi publicado por uma editora de referência na Matemática, como é a editora da SBM, esse livro seja adotado em cursos de várias universidades brasileiras e estrangeiras. Temos muito orgulho do nosso trabalho ter sido escolhido para abrir a coleção”, disse o professor do Instituto de Matemática da Ufal.

Veja a apresentação do livro, considerado como um texto de acabamento primoroso que “apresenta uma visão notavelmente ampla e profunda dos fundamentos da teoria ergódica”.

Lenilda Luna – jornalista

How to Start a Fashion Clothing Store the Proper Way
watch game of thrones online free Some of the leading brands like Monteil Munero

How to Create a Million Dollars of Wealth in 13
free games online maker the latest outfits website

PractiCOOL and tactiCOOL clothing discussion and inspo
free online games what to wear to walk all the body decoration

The New York Times Management Discusses Q3 2013 Results
forever 21 closing around

Project Runway alum Nicholas D
jeux Here are some great fashion tips for girls blessed with short waists

Atlanta presents high fashion with a purpose
kleider vintage D handbags should all say made in the USA

Maggie Lane PURPLE FASHION SOCKS 3PK
ballkleider But regardless of fashion sense

Top threads included Miley Cyrus
cool math again to show it as a halter