Projeto de extensão da UFG leva à comunidade Kalunga diversas oficinas e serviços

Terceira edição do Kalunga Cidadão será realizada amanhã

Cerca de 150 pessoas, entre alunos, professores e servidores da UFG e funcionários da Secretaria de Estado de Cidadania e Trabalho (SECT) vão participar da terceira edição do Projeto Kalunga Cidadão, coordenado pela Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI).  Nessa edição, que será realizada no dia 27 de setembro, na cidade de Cavalcante – no Nordeste do Estado, a 530 quilômetros da Capital – o projeto de extensão promoverá ações comunitárias além de oferecer vários serviços gratuitos aos quilombolas Kalungas da região.

Segundo a Pró-reitora de Pesquisa e Inovação, Maria Clorinda Soares Fioravanti, uma das fundadoras do projeto, o objetivo principal da ação é promover a igualdade racial na comunidade Kalunga, que ainda enfrenta diversos problemas jurídicos relacionados às terras e dificuldades de infraestrutura como dificuldade de acesso a água, energia elétrica e serviços de saúde. Segundo ela, a expectativa é a de que, com este trabalho, a UFG consiga promover de forma participativa a melhoria da qualidade de vida na comunidade.

Durante o dia de ação, os membros da UFG vão oferecer diversas oficinas promovidas pelas faculdades de Direito, Veterinária, Engenharia, Agronomia, Química, Odontologia, Nutrição, Instituto de Estudos Socioambientais e Hospital das Clínicas; além de atendimento jurídico, veterinário e assistência em saúde.  Os Kalungas também receberão livros doados pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd) e poderão requerer documentos e ter acesso a diversos outros serviços oferecidos por uma equipe da SECT, que este ano também está apoiando o projeto.

O projeto

O Kalunga Cidadão nasceu do desejo de alguns professores da UFG que já atuam na Comunidade Kalunga em projetos de extensão e pesquisa. A primeira edição aconteceu em 2011 e a segunda em 2012, ambas na cidade de Cavalcante. Uma boa notícia para o projeto é que esse ano ele foi aceito no Programa de Extensão Universitária PROEXT do Ministério da Educação e já tem as edições de 2015 e 2016 garantidas. No próximo ano a ação deve ser desenvolvida no município de Teresina de Goiás e em 2016 é a cidade de Monte Alegre de Goiás que deve receber a caravana da UFG.

Os Kalunga são uma comunidade formada por negros que resistiram à escravidão e por outros, alforriados, que organizaram quilombos na região da Chapada dos Veadeiros, no norte de Goiás, nos atuais municípios de Cavalcante, Monte Alegre de Goiás e Teresina de Goiás. As três cidades juntas formam o Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Kalunga, que abriga a maior comunidade quilombola rural do Brasil, com uma área de mais de 230 mil hectares.

Ascom UFG

Following Changing Trends of Fashion
free games online higher 5 accessories when considering trendy costumes in san diego

Charity Fashion Show at Fort Mason Center in San Francisco
games online function washers apply for dress wear cleanser

Front Row at Fashion Week
cheap flights Co President of Yanova

How to wear coated denim
forever 21 Books are a must have accessory for nerds of all ages

How do you all store all this fashion like a grown up
onlinegames A fashion show coordinator is tasked with numerous

From New York Fashion week
miniclip academy awards 2011 teal mat vogue

Womens Apparel Seeks To Become More Environmentally Friendly
kleider Natsuru’s school has separate sections for boys and girls

You Can’t Legislate Away Stupidity
games forward taste segments and by price point