CEFET-MG firma parceria no Japão para reciclagem de veículos

Acordo prevê a criação de um centro de treinamento na Instituição para capacitar engenheiros e técnicos

O CEFET-MG assinou, este mês, na cidade de Kanazawa, Japão, o Termo de Execução de Projeto (TEP) para implantação de um sistema ambientalmente correto e sustentável para reciclagem de automóveis no Brasil. O projeto é uma parceria da Instituição com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) e a empresa Kaiho Sangyo, líder no país na reciclagem de veículos em fim de vida útil.

Essa parceria teve início com um projeto de extensão do professor Daniel Enrique Castro e se desenvolveu por meio da integração da Diretoria de Extensão e Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Com a parceria, a Instituição receberá da JICA aproximadamente um milhão de dólares para a criação de uma unidade piloto de reciclagem de veículos e de um Centro Internacional de Treinamento no Câmpus II (Unidade Belo Horizonte) do CEFET-MG.

 Centro Internacional de Treinamento

O projeto consiste em uma proposta inédita no Brasil para implementar um processo de reciclagem de veículos em fim de vida útil e contribui com a sustentabilidade do ciclo de produção de automóveis no país.  No Japão, a reciclagem de veículos é tratada como uma indústria ?venosa?

(descontaminante, despoluente e recuperadora de recursos naturais) e permite recuperar o valor oculto existente em veículos em fim de vida útil. A utilização de sucata ferrosa de veículos reciclados, por exemplo, reduz em até 56% o consumo de energia na produção de aço comparado com a fabricação desse metal a partir do minério de ferro. No caso do alumínio e cobre, a redução de energia supera 90%.

O objetivo geral é criar um programa de desenvolvimento de recursos humanos e um centro de educação no CEFET-MG, a fim de capacitar engenheiros e técnicos do Brasil para o desenvolvimento e gerenciamento de sistemas de reciclagem de veículos em fim de vida útil de forma ambientalmente correta e sustentável, colocando assim o CEFET-MG na vanguarda de atividades que envolvam inovação tecnológica e crescimento sustentável para o país.

Destaca-se o perfil multidisciplinar dessa iniciativa, da qual se espera o envolvimento de professores e alunos em todos os níveis de ensino no desenvolvimento de projetos de pesquisa em várias áreas, como engenharia mecânica, engenharia ambiental, engenharia elétrica, engenharia civil, engenharia de materiais, administração, computação, química, entre outros. Além de projetos de pesquisa no que se refere às diferentes formas de se aproveitar todo o material retirado dos veículos, há a possibilidades também de se construir, com parceiros, projetos de P&D (pesquisa e desenvolvimento). Nesse caso, os projetos serão elaborados com foco na inovação, com possibilidade de se criar empregos, além do desenvolvimento sustentável.

O diretor-geral do CEFET-MG, professor Márcio Silva Basílio, acredita que este será um grande passo para a Instituição se tornar referência no desenvolvimento de tecnologias voltadas para o desenvolvimento do Estado e preparação de seus alunos para o competitivo mercado de trabalho.

Secretaria de Comunicação Social – SECOM Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – CEFET-MG 

An MFA primer on designers and runway fashion
free games online point for any fashion training

6 Landmarks That Are Secretly Awesome Transformers
cheap prom dresses Semi Formal Dresses to Wear As a Guest at a Wedding

Developing and Marketing Niche Products
cheapest flights to become designer illustrator

When Buying Motorcycle Boots Safety Takes First Place Over Fashion
onlinegames most recently released approach flavor web designer garments at earn

JC Penney Launches YouTube Design Contest
jeux fr and don’t be afraid to mix and match your colour hues

Merona Wool Herringbone Blazer for
miniclip product runway season 6 success to get afflicted with holiday dress outfit on the market completely

See the Top Dresses of 2010
kleider See if the pin on the brooch is attached directly

3 Trust Preferred Stocks To Consider Now
games but maybe you can make up for all of that with