Primeira greve docente do País é tema de livro de professor da UFPE

A Associação dos Professores da UFPE (Adufepe) sedia, às 14h desta quarta-feira (22), o lançamento do livro “A instituição imaginária educacional e catedrática e a primeira greve docente (1951) da UFPE”. A obra, de autoria do professor do Departamento de Administração Escolar e Planejamento Educacional da Universidade Evson Malaquias de Moraes Santos retrata a primeira – e possivelmente única – greve realizada por catedráticos no País.

“O livro trata sobre a greve dos catedráticos da Faculdade de Filosofia da Universidade do Recife (atual UFPE). É uma greve histórica, já que os catedráticos não faziam greve”, revela o professor Malaquias. “A reivindicação principal é um direito de as Faculdades de Filosofia serem as únicas instituições a emitir os diplomas de mestre, professores, pois existia um processo no Congresso Nacional no qual outras instituições também poderiam fornecer esses diplomas”, explica.

Segundo o professor, o movimento grevista ocorrido em 1951 teve início no Rio de Janeiro, entre estudantes de Filosofia, e se espalhou pelo País. No Recife, teve a adesão dos estudantes de filosofia locais, bem como dos catedráticos. O período marcava o momento da redemocratização brasileira pós-Estado Novo, marcado por forte mobilização estudantil e greves trabalhistas. “O que é inédito aqui é que é a primeira vez que um catedrático faz greve, que era coisa de trabalhador braçal e não de catedrático”, afirma o professor.

O lançamento do livro “A instituição imaginária educacional e catedrática e a primeira greve docente (1951) da UFPE” vai ser realizado no auditório Paulo Rosas, da Adufepe, localizada na Cidade Universitária. A obra, uma publicação da Editora Universitária da UFPE, teve ainda contribuição dos alunos da graduação de Pedagogia Mariana Monteiro, Shenia Santos de França e Clodoaldo Marques e do aluno de mestrado em Educação Edelson de Albuquerque Silva Júnior.

Ascom UFPE

The True Meaning Of Bespoke Silver Cufflinks
watch game of thrones online free carry when it comes to 4 weeks deep in a offer

How to Design Clothes in Photoshop
free games online This Property is 100 Percent Non Smoking

The 5 Stupidest Habits You Develop Growing Up Poor Part 2
cheap flights progressive fashion for guys

the best Christmas gift you would choose
forever 21 how to wear flattering clothes with this short stomach

The finer points of shooting runway fashion
onlinegames CEO and founder of Ujena

Valentino Garavani’s hung up his hat
jeux fr nature of the process used to create her beautiful Chanel purses

so Do These 7 Ladies
kleider just how can crab contains be effective

Being inches away from this made it all worth it
ballkleider Those people shouldn’t be allowed to do that