As Eleições e o Ensino Superior

Para atingir as metas do Plano Nacional e incluir 7 milhões de jovens, universidades precisarão de PAC específico e programas de permanência. Mas, até agora, nenhum candidato tocou no assunto

Na reta final das eleições presidenciais, o tema estratégico sobre os rumos e a expansão do Ensino Superior no País tem estado quase ausente dos debates. Os programas de ambos os candidatos apresentam propostas de continuidade para diversas políticas e programas atualmente em andamento, sem maiores divergências com o atual processo de expansão e financiamento do setor. Isso seria o natural para a candidata Dilma Rousseff, já que concorre à reeleição. Por outro lado, a campanha do candidato Aécio Neves divulga seu compromisso com a manutenção dos mesmos programas da atual presidente, dentre os quais estão o Pronatec, o Ciências Sem Fronteiras, o ProUni e o Fies. Ela inclui ainda até mesmo os programas sociais, como o próprio Bolsa-Família.

Um balanço rápido das políticas para o Ensino Superior nos últimos 20 anos evidencia diferenças profundas entre o que realizaram os dois partidos, o PT e o PSDB, quando estiveram no comando do País. Analisar o perfil de ação de cada governo para o setor pode dizer mais sobre o que esperar para o Ensino Superior em cada caso.

Durante os dois mandatos de Fernando Henrique Cardoso, o sistema de Universidades Públicas Federais sofreu enorme redução de recursos de custeio, praticamente nenhum investimento, forte arrocho de salários, redução e extinção de cargos, redução do número de servidores docentes e as várias tentativas para transformar as universidades em OSs (organizações sociais privadas para substituir a gestão pública). Ao final do seu governo, instalou-se uma das maiores greves do setor, que deixou marcas profundas até os dias atuais. Neste mesmo período, avançaram sem critérios as universidades particulares, que se proliferaram em número e grau. Curiosamente, no atual programa de Aécio, vislumbra-se esse retorno ao passado quando ele afirma que a expansão ocorrerá “em parceria com a iniciativa privada”, sem destacar a continuidade da expansão do setor público.

Durante os três mandatos de Lula e Dilma, ocorre uma redefinição progressiva de políticas e prioridades. Apesar de terem promovido a ampliação de vagas no setor privado impulsionado pelo sistema de bolsas do ProUni, eles impulsionaram também um vigoroso programa de ampliação na rede pública, o que duplicou o número de alunos nas Universidades Federais e ampliou a rede de Institutos Tecnológicos. Por mais que ainda sejam necessários mais recursos para infraestrutura, o programa permitiu a contratação de milhares de mestres e doutores que se tornaram professores e pesquisadores em mais de 150 novos campi. Além disso, esses governos realizaram a implantação do sistema unificado de vestibular (SiSU), do sistema de cotas, do programa de permanência estudantil (Pnaes) e do Ciência Sem Fronteiras.

O País ainda tem mais de 7 milhões de jovens em idade para a formação superior e que desejam entrar no sistema. É preciso mais investimento público para a ampliação de vagas públicas com qualidade. Para tanto, é preciso alcançar de fato os 10% do PIB investidos em educação (como previstos pelo Plano Nacional de Educação), não apenas com a utilização de recursos do pré-sal, mas também com os impostos progressivos de caráter redistributivo, como sobre grandes heranças e grandes fortunas. Hoje ainda são aplicados menos de 5% PIB. Por isso, é preciso que o investimento cresça rapidamente, com forte planejamento e um PAC específico para as obras nas universidades.

Esperamos a expansão com garantia de condições para a realização dos programas de ensino, pesquisa e extensão, bem como para os programas de permanência de jovens com maior vulnerabilidade social, para a continuidade e consolidação dos programas de interiorização, para o apoio e melhoria dos programas de internacionalização. A verdadeira inclusão virá por meio de uma universidade socialmente referenciada e com os recursos públicos para sua ação.

Falta pouco para definirmos o futuro dos próximos anos. A discussão sobre educação e, em particular, sobre as universidades, é fundamental para trazer à sociedade o compromisso com a diminuição das desigualdades, a difusão do conhecimento e a formação de sujeitos bem preparados, críticos e propositivos, comprometidos com a transformação do País, com o desenvolvimento, a sustentabilidade, a soberania e o bem-estar para todos.

* Soraya S. Smaili é reitora da Universidade Federal de São Paulo e professora da Escola Paulista de Medicina.

Publicado na Carta Capital

Beauty Fashion 2013 was a great success
watch game of thrones online free well-known hair costumes within 80s

Fine Details And Expert Craftsmanship
free games online just in case you forget to pack them in your gym bag

Can you be serious about water polo with bad eyesight
free online games If the DWR fails on the torrenshell

Would Have Gone in Season 2
cheap prom dresses Fashion modeling is tough to get in to

Rocking The World With Band Tee Shirts
cheapest flights Fashion or bang up to date

Eighth Annual Fashion for the Cure
forever 21 The episodes follow quite a number of characters throughout

How to Simplify Dressing in the Morning
games although conditioning them seasonally will increase their longevity

Kim Kardashian Almost Falls Down
ballkleider We have to ask ourselves