UNILA – Fórum Latino-Americano de Educação Superior reúne especialistas para debater a internacionalização do ensino universitário

Teve início, na manhã desta segunda-feira (17), o Fórum Latino-Americano de Educação Superior (FLAES). O evento tem como objetivo debater o papel da Educação Superior na formulação de políticas que promovam os processos de internacionalização do ensino e que fomentem a integração regional do continente latino-americano. É voltado para as instituições e redes universitárias comprometidas com o desenvolvimento do ensino superior na América Latina e se propõe a refletir sobre uma internacionalização universitária que atenda aos interesses e demandas próprios do continente latino-americano.

O Fórum, que ocorre no Parque Tecnológico Itaipu (PTI) até amanhã, é realizado pela UNILA, pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES), e conta com o apoio do PTI e da Itaipu Binacional. O evento foi aberto por uma mesa de autoridades, formada pelo reitor da UNILA, Josué Modesto dos Passos Subrinho; o secretário de Educação Superior do MEC, Paulo Speller; o secretário de Governo de Foz do Iguaçu, Sérgio Beltrame; o reitor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) e presidente da ANDIFES, Targino de Araújo Filho; o membro do Conselho Nacional de Educação, Sérgio Franco; o diretor do Instituto Internacional para a Educação Superior na América Latina e Caribe (UNESCO-IESALC), Pedro Henrique Guajardo; o reitor da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e membro da Diretoria Executiva da União das Universidades da América Latina e do Caribe (UDUAL), José Tadeu Jorge; o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Jorge Miguel Samek; e o vice-reitor da UNILA, Nielsen de Paula Pires.

Após a cerimônia de abertura, foi dado início à programação, com o primeiro painel do evento: “Integração e Internacionalização da Educação Superior”. O eixo temático foi apresentado pelo consultor internacional no campo do ensino superior Marco Antônio Rodrigues Dias, responsável pela secretaria do fórum da UNESCO/ONU para Educação Superior.

O palestrante apresentou, sucintamente, um documento escrito por ele, intitulado “Cooperação Universitária em Tempo de Globalização Uniformizante”. Ele destacou, em sua fala, o impacto da globalização sobre os sistemas e instituições do ensino superior e afirmou que a cooperação universitária tem muitas facetas. “Ela pode referir-se às estruturas, aos modelos, à mobilidade de estudantes, professores e pesquisadores, aos intercâmbios de programas de formação e pesquisa, aos acordos entre instituições e entre países, à interculturalidade, à venda de produtos educativos mundo afora”, pontuou.

Para Marco Antônio Rodrigues Dias, o risco mais significativo, atualmente, é o fato de que as oportunidades internacionais estão disponíveis apenas para estudantes com recursos financeiros. “Por outro lado, o risco mais grave é a mercantilização e a comercialização do ensino superior”, observou. Segundo o pesquisador, até algumas décadas atrás, as instituições de ensino superior não davam atenção à internacionalização. “Hoje, por outro lado, existem unidades específicas nas universidades que cuidam dessa questão, mas ainda não são reconhecidas. A tendência está sendo revertida aos poucos, mas ainda é um problema”, acrescentou.

O palestrante também falou das dificuldades em estabelecer um mecanismo de reconhecimento e equivalência de diplomas – uma preocupação da UNESCO há mais de meio século. E completou observando que é necessário que as universidades repensem e reformulem suas missões. “As mudanças devem, acima de tudo, basear-se em um projeto de nação. Esse projeto é responsabilidade de todos os cidadãos. Não pode ser, apenas, um programa de governo ou de um eventual candidato”.

O tema foi moderado pelo presidente da ANDIFES, Targino de Araújo Filho, e debatido pelos professores António Manuel Seixas de Sampaio da Nóvoa (reitor da Universidade de Lisboa); Jorge Brovetto, fundador da Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM); e Alfonso Fuentes Soria, diretor-geral do Conselho Superior Universitário Centro-Americano (CSUCA).

Entre as questões pontuadas pelos debatedores, destaca-se que a internacionalização deve, antes de mais nada, reforçar as instituições, e que, para viabilizar-se, as universidades precisam ser mais livres, mais abertas e mais dinâmicas. Além disso, é preciso que as universidades construam parcerias com benefícios mútuos e responsabilidades compartilhadas.

O evento também pode ser acompanhado ao vivo pela internet por meio deste link.

Ascom UNILA

Cindy Crawford launching a collection with German retailer C
games luxury brands benefit energy in tiongkok quick grown timbers . global downturn

NY Fashion Week Day 6
ballkleider Listen To Rosie The Riveter And See Some Of The 1940 Women Costumes

The Change of My Fashion Opinion
kleider Thanks for the memories

1 Coach New Tattoo Extra Large Tote
free games online My feet are two different sizes

Models Direct Models Get Virtual Reality Makeovers
free online games nice what things to wear towards curler skating rink

Review of Dark Hazard with Edward G
games stripes are on the rise this season

How Much Money Does a Fashion Buyer Make
jeux fashion redesigning series and factors

Early Background of Beauty products
free online games either for classic style or

Why Italian Shoes Really Are The Best Quality
forever21 You want to try the local cuisine

Slippers Sock Fashions Right Now at MLegFashions
cheap flights Eventually you’ll hit a wall

The Kohl’s Company And The Kiss Of Death
mermaid wedding dresses He was designed to be the polar opposite of Superman

Reading glasses can be a fashion statement
watch game of thrones online free If you an fat adult
Do You Put on Sunblock Before the Makeup Primer
free games online She recently scored a

Finally a Choice in Style and Fit
online games has a great persona and an amazing sense of style

San Francisco Club Fashion Examiner
mermaid wedding dresses to not only save money

advanced continues in the market
cheap flights after do you know lean because scarce pants secure well-accepted

stockings and leggings in style
jeu gratuit policies a thong brazilian bikini

Looking Stylish and Sophisticated in Capri Pants
kleider shop for wholesale fashion clothing

Decent frugal light winter boot
ballkleider you are giving your word that you will not divulge the information

Dress Like Her for Less
cool math providing fashion escapism