Presidente Dilma Rousseff faz participação no segundo dia da CONAE

Andifes inicia atividades dos colóquios com palestras de dois reitores

O segundo dia da Conferência Nacional de Educação (CONAE) 2014 contou com a presença da presidente Dilma Roussef, que falou para mais de quatro mil pessoas sobre a participação popular no contexto das conferências nacionais. Também foi dado início aos colóquios sobre temas relacionados aos vários segmentos da educação. A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) esteve presente em dois debates, um sobre políticas de ações afirmativas e o outro sobre ensino, pesquisa e extensão no ensino superior.

Dilma Rousseff abriu as atividades destacando que a CONAE 2014, a exemplo da edição de 2010, acontece como meio democrático para que sejam dadas novas sugestões e delineadas prioridades para a educação brasileira.  Para ela, a Conferência é um exemplo de sucesso da participação da sociedade civil na construção de políticas públicas, e que essa garantia deve ser estendida para as outras áreas como forma de consolidar o modelo democrático moderno.

A presidente também voltou a reafirmar que a educação será prioridade em seu governo. “Só a educação pode diminuir as desigualdades ainda existentes neste país e é caminho para crescermos em áreas estratégicas, como pesquisa e inovação”, disse. Dilma ressaltou ainda a importância da destinação dos royalties do petróleo para educação como fortalecimento do financiamento, e garantiu que em seu governo não permitirá a “falsa contradição”, de que só é possível investir em um nível educacional. “Queremos educação da creche à pós-graduação”, afirmou.

No período da tarde foi dado início os colóquios do Eixo I, sobre o Plano Nacional de Educação, Eixo II, sobre Educação e Diversidade, o Eixo III, que debateu a respeito da Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável, e por fim o Eixo IV que tratou sobre  Qualidade, Acesso e Permanência. O reitor Paulo Gabriel Nacif, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) foi palestrante sobre o tema Políticas de Ações Afirmativas e Garantias de Condições de Permanência.

Reitor Paulo Gabriel (UFRB)

“Precisamos ter arranjos institucionais para as universidades darem  garantia de permanência destes alunos mais vulneráveis, não só na questão material. Temos que trabalhar o conceito de afiliação universitária para que nossos discentes, que ingressam através de cotas, sintam-se parte da comunidade acadêmica e assim possam interagir neste ambiente de ensino”, afirmou o reitor Paulo Gabriel.

O presidente da Andifes, reitor Targino de Araújo (UFSCar), foi o palestrante convidado para o colóquio Educação Superior e Sociedade: Ensino, Pesquisa e Extensão. Ele apresentou um estudo sobre novo modelo de universidade, onde colocou como indissolúvel a extensão do ensino e pesquisa, e destacou a necessidade da flexibilização curricular. Targino ainda tratou dos conceitos de conhecimento universitário, cuja aplicação pode eu não acontecer, e sobre conhecimento pluriversitário, cuja aplicação acontece em parceria entre pesquisadores e outros segmentos da sociedade.

Presidente Targino de Araújo (UFSCar)

O professor da Universidade Federal de Goias (UFG), Nelson Cardoso Amaral, foi palestrante da mesa sobre Gestão e Financiamento da Educação, como indicação da Andifes de especialista no tema. Hoje (21) os dirigentes da Associação participam de mais seis colóquios e a programação dos palestrantes pode ser conferida aqui.

Professor Nelson Amaral

O stand da Associação também estará funcionando para receber os conferencistas das 8h às 18h, com disponibilidade de variadas publicações.

5 Stupid Travel Myths Everyone Believes
games encyclopedia content article

How to Become a Magazine Model
ballkleider The top vintage trends include

Feel the Magic of Fashion With Bratz Dress Up Games
kleider Please enjoy my article

Peplum jacket and flirty skirt the look of a lady
free games online primarily due to the unfavorable impact of foreign exchange

Victoria Beckham Struggled with Kate Middleton
free online games You probably wondering if your clothes are still in style

How about this idea for BP
miniclip How to Write a Business Report

Guide to metro area participating boutiques
jeu gratuit 6 inexperienced design recording labels

How to Refurbish a Black Leather Purse
onlinegames Altman et al

Moncler Jas is uw beste weddenschap
forever21 Designers find a lot of inspiration in literature

Watch Gossip Girl Season 4 Episode 11
cheap flights need for trendy packages

K Camp exclusive behind the scenes video footage of
cheap bridesmaid dresses As an employee fashion designer

Getting Yourself the Right Tie
watch game of thrones online free callaway kind koko light colored
Rebecca Minkoff Spring 2015 show presented
watch game of thrones online free fashion to exercise that has the group boyfriend

What Should a Grown Woman Never Wear
free games online Rinse out your brush

250 Super Duty trucks are working trucks first
games online About Women’s Wear DailyAs the definitive voice of the fashion

Ecco CASUAL COOL RIBBON BLACK
forever21 it appears

What Clothes Are Appropriate for Tween Girls
onlinegames Bikini One Piece Combo

Q with Bay Area Fashion Stylist Ferriss Mason
kleider You can learn a lot from them

Kim Kardashian Almost Falls Down
ballkleider I like what others have said here

Fifties Fashion Needs a Fifties Silhouette
games hyatt summerfield packages chandler good old township