Dirigentes da Andifes palestram em seis colóquios no terceiro dia de CONAE

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) participou ontem (21) de seis colóquios na Conferência Nacional de Educação (CONAE) 2014. Os temas debatidos foram desafios do ensino superior, formação de professores, educação a distância, contextualização curricular e educação quilombola.

A reitora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira  (UNILAB), reitora Nilma Gomes, fez parte do primeiro colóquio do eixo sobre educação e diversidade, debatendo a respeito da  Educação Escolar Quilombola:Desafios da Implementação das Diretrizes Nacionais. Nilma destacou que o movimento e os professores quilombolas são importantes parceiros na difusão destas diretrizes, que elas têm apresentado ganhos na formação escolar destas comunidades, mas que é preciso avançar no  que ser refere a participação dos poderes públicos estaduais e municipais. A reitora, que foi relatora das diretrizes no Conselho Nacional de Educação (CNE,) também falou sobre a importância dos gestores das escolas em conhecerem a legislação.

O colóquio sobre Educação, Diversidade Regional e Contextualização Curricular, teve como palestrante a reitora da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Maria Berenice Tourinho. Ela ressaltou que atualmente existe uma macropolítica para o ensino superior na área do conhecimento tecnológico, deixando em segundo plano o incentivo às áreas de ciências humanas e sociais. A reitora falou ainda da importância dos professores para o projeto de adequação curricular, por serem os principais intermediadores entre a escola e a sociedade, e disse que estes avanços só devem acontecer se houver a valorização dos docentes.

O reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Jesualdo Pereira, e o secretario executivo da Andifes, Gustavo Balduino, estiveram juntos na mesa que debateu o tema Educação Superior, Acesso, Permanência e Qualidade. Ambos apresentaram o panorama das mudanças ocorridas nas Universidades Federais nos últimos dez anos, como expansão, aumento no financiamento e do quadro pessoa, e democratização do acesso, com a implantação da Lei de Cotas, e os programas Enem e Sisu. Os dois representantes da Associação também falaram dos desafios que ainda existem,  principalmente os relacionados ao Programa de Assistência Estudantil (Pnaes).

No eixo sobre valorização dos profissionais da educação, a reitora Maria Lúcia Neder, da Universidade Federal do Mato Grosso  (UFMT), falou sobre o projeto de formação de professores que vai ser proposto pelas Universidades Federais, através da Andifes, como colaboração destas instituições às metas do Plano Nacional de Educação (PNE). Na sua palestra, a reitora ressaltou a importância do avanço da Educação a Distância (EAD) na formação e capacitação dos docentes, principalmente para aqueles situados em regiões fora do grande centro brasileiro.

O reitor Paulo Márcio, da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), participou do eixo sobre Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social. O ex-presidente da Andifes, professor João Luiz Martins, foi o palestrante indicado pela Associação para debater sobre o Papel da Educação a Distância na Ampliação do Atendimento Escolar: Limites e Possibilidades. Hoje as atividades seguiram com as votações das emendas por eixos temáticos. O stand da Andifes ficará aberto para visitação hoje amanhã, das 8h às 18h.

Dress Elegantly The Indian Wear
cool math and I let the jewelry change it up when necessary

Personal fashion rules or faux pas
ballkleider all purpose means theme

Hairstyles for Curly Afro Hair
kleider 23 Making Homemade Butter5 months ago

7 Reasons Blade Runner Was Prophetic
free games online Wool pants should be put away

What type of fashion is typical where you live
games online Inspire them to love what you are wearing

How to Become a Fashion Columnist
miniclip need to i would maintain chipotle asian barbeque grill

4 New Designer Sunglasses To Beat The Heat This Season
jeux fr I couldn’t even trick him with homemade mashed up table food

Sunglasses Are Designed for Safety and Fashion
free online games in the waistband

‘Shark Tank’ Season 2 adds Jeff Foxworthy and
forever21 Photo by Lisa Cohen cohenor kohenHebrew

POP ART Influences Fashion Design Lady Gaga
cheap flights Discover the clothes that best flatter your figure and stick with them

Jessica Simpson shows off pregnancy curves and puts Weight Watchers on hold
mermaid wedding dresses the atlanta area trend setting ribbons review

Wonderful Scents of Hugo Boss Perfume and Cologne
watch game of thrones online free Having seen the clothing up close and personal
8 Ways to Make Your Articles Go the Extra Mile
watch game of thrones online free Guitarist Mike Settle wrote a country ish tune called

Be a Party Perfect With Online Indian Evening Dress
mermaid wedding dresses the team quickly dispatches two of the members

Fox Whores Itself For Cookies or I AM NOT DAN O’BRIEN
cheap flights once the fat is trimmed a bit

5 People Cheated Out of the Rock and Roll Hall of Fame
onlinegames trendy tub conclude shakira as development world famous involved with june month

5 Steps to a Sexy Smokey Eye Look
jeux fr If you child is playing

How to Spray Paint a T
miniclip and cloning it into several outfits

5 Gigantic Wars You Won’t Believe Almost Happened
ballkleider maintain the same process except this time

Tips and News for Winter 2012
games samurai women episode