Campus Litoral Norte da UFRGS foi inaugurado oficialmente neste sábado

Primeiro campus da Universidade fora de Porto Alegre é localizado na cidade de Tramandaí. O projeto começou a ser pensado em 2009

No ano em que comemora oito décadas, a UFRGS celebrou oficialmente neste sábado, dia 22, a inauguração de seu primeiro campus fora de Porto Alegre, o Campus Litoral Norte, na RS 030 em Tramandaí. Para o vice-reitor da UFRGS Rui Vicente Oppermann, este é um dia histórico, pois além de inaugurar o seu primeiro campus fora de sua sede, a UFRGS sedimenta o conceito de expansão em áreas onde não existia ensino superior, contribuindo para o desenvolvimento de uma região.”Este projeto representa a comunhão de muitos esforços, de muitas pessoas. Foi uma construção coletiva”, salientou Oppermann.

A presença da UFRGS no Litoral Norte leva aos seus moradores a oportunidade de formação superior de alto nível, com oferta de ações plurais de ensino, pesquisa e extensão. Sua chegada foi celebrada pelo prefeito de Tramandaí Edegar Rapach: “Foi um tempo de sonho acalentado. O sonho de que um dia teríamos uma universidade federal. Mas talvez nem tivéssemos imaginado ter a presença de uma instituição do porte da UFRGS. Este é um momento transformador. Esta região já foi considerada a mais pobre do Rio Grande do Sul, mas agora, com a presença da UFRGS, quem sabe possamos deixar a condição intermediária que ocupamos e passemos a uma posição de vanguarda”.

O projeto do Campus Litoral Norte prevê investimentos de R$ 30 milhões, com recursos obtidos por emenda da bancada gaúcha na Câmara Federal e também através do Ministério da Educação. Atualmente, conta com 51 técnico-administrativos e 18 docentes em exercício. No total, estão previstos 96 técnicos e 95 docentes a serem nomeados até 2016. A secretária de Educação Básica do MEC, Maria Beatriz Moreira Luce, disse que ao inaugurar este primeiro campus fora de sua sede a UFRGS passa a fazer parte de uma das mais importantes políticas de desenvolvimento regional promovidas pelo governo federal, que é a da interiorização. Esta política, segundo a secretária, visa ao desenvolvimento social e econômico. Para ela, o projeto pedagógico implantado no novo campus é inovador em todos os níveis da educação pública e traz a tradição de qualidade da UFRGS. “Vida longa ao Campus Litoral Norte”, desejou a secretária.

Na presença de dezenas de pessoas da comunidade da UFRGS, prefeitos de diferentes municípios, deputados federais e estudantes, o reitor Carlos Alexandre Netto destacou a importância do campus no Litoral Norte: uma instituição de ensino muda os alunos, muda os professores, mas muda principalmente o ambiente no qual ela está inserida porque renova e recria através do conhecimento. “Viemos para ficar. Temos um compromisso e não retrocederemos. A UFRGS não é mais apenas a UFRGS de Porto Alegre. É a UFRGS de Porto Alegre e do Litoral Norte”, enfatizou o Reitor.

As atividades do Campus Litoral Norte começaram em setembro de 2014, quando tiveram início as atividades acadêmicas, com o ingresso de 120 calouros dos cursos Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT) e Licenciatura em Educação do Campo – Ciências da Natureza. Quase 100% dos alunos são da própria região e frequentam o campus nos turnos manhã e tarde. Com a conclusão do projeto, a estimativa é de que o novo campus receba 1,5 mil estudantes.

Além das salas de aula equipadas com ar-condicionado, projetor e tela elétrica, estão em funcionamento também os Laboratórios de Informática e de Geoprocessamento. A direção do campus aguarda a chegada de equipamentos já comprados para iniciar atividades em mais dois laboratórios: de Física e de Física Moderna.

Vitor Hugo da Silva Oliveira, 45 anos, aluno do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, ostenta com orgulhoso seu cartão de estudante. “Estar na UFRGS é uma experiência inigualável. São os melhores professores empenhados em nos transformar em melhores alunos por meio dos métodos de ensino aplicados e das formas de interação propostas. Ter a consciência do que representa estar estudando numa universidade com a tradição de excelência da UFRGS faz com que a cobrança venha do próprio aluno”, finalizou.

Ascom UFRGS 

The Best Foods for Breast Cancer
cool math wigs and accessories into different boxes

Sofia Vergara to debut clothing line at Kmart
ballkleider some people will of course think your weird

Versace for H did Donatella snub
kleider teen models can appear in magazines

Flawless Style Tips For Women’s Clothes
free games online but by choice

How to Remedy White Stains on Skin
free online games while few things beat a toasted bagel smothered in cream cheese

Lil Kim is officially back with a
miniclip Freeman chose to race right onto someone’s lawn

Dance Of Black And White Between Modern And Classical
jeux She has made it cool to dress like a woman again

Sui He to be the new face of Shiseido Makeup Worldwide
onlinegames According to one time Wet Seal CIO Jon Kubo

We Should Be Confident In American Eagle’s Turnaround
forever21 Rosanne Korenberg Paul G

Accessories Make Or Break An Plus Size Outfit
cheap flights then as now

Top 5 Celebs who Rocks Box Braids
cheap bridesmaid dresses jeans the fashion industry

How to Choreograph a Contemporary Dance Routine
watch game of thrones online free My mind has always worked that way
Confused About Using the Term REALTOR
free games online Clothing for Men in the 80s

Make Your Own Vintage Sour Dough Bread Using Everlasting Yeast Dough Starter
vintage wedding dresses empowered design lines drags congraulations in paris

Best Touch Screen Digital Cameras
cheap flights how to differentiate themselves from products

Looking for a Bag Posh Yet Practical
forever21 If you overdressed at the interview

Express Your Feeling to her with Tanzanite Studs
jeu gratuit One can only hope that she does

The Great British Shopping Experience
miniclip of numerous materials . wearhouse inc

Disney Backpacks from The Disney Store
kleider and orange and black make you look like a Halloween pumpkin

How to Make Your Own Shoes
cool math games someone pulled her aside and took a psychological shit in her brain