Medicina da UFLA terá início em março de 2015 – curso já tem autorização do MEC

No momento da escolha do curso superior no Sistema de Seleção Unificada (Sisu/MEC), no início de 2015, os estudantes de todo o Brasil terão entre as opções o curso de Medicina da Universidade Federal de Lavras (UFLA) – considerada pelo Índice Geral de Cursos do Ministério da Educação (IGC/MEC) – a segunda melhor universidade pública do País. Os estudantes que participam do Processo de Avaliação Seriada (PAS), na terceira etapa, também poderão optar pelo curso de Medicina.

O ato regulatório que oficializa a autorização do MEC para a oferta de 60 vagas anuais (30 por semestre) no curso de graduação em Medicina na UFLA foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), no dia 17 de novembro de 2014.

Entusiasmado com a proximidade do início do curso, o reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo, destacou que o processo para a sua implantação tem sido criterioso, pautado na constante busca da excelência acadêmica, com a! tenção às condições do processo ensino-aprendizagem, disponibilidade de infraestrutura e equipamentos adequados e gestão democrática e colegiada. “O curso de Medicina seguirá os mesmos critérios de qualidade que fizeram com que a UFLA galgasse as melhores posições em índices nacionais de avaliação”, enfatizou.

Processo criterioso

Em agosto de 2014, o curso foi positivamente avaliado pela Comissão Especial de Avaliação de Escolas Médicas do Ministério da Educação (Ceaem – MEC). Entre os pontos analisados por essa comissão está o Projeto Pedagógico do Curso (PPC), em sinergia com a política do MEC que prioriza a atenção básica e o atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com o professor Luciano José Pereira, presidente da Comissão de Implantação do Curso de Medicina e chefe do Departamento de Ciências da Saúde (DAS), o projeto pedagógico é inovador ao propor metodologias ativas de aprendiza! gem, concepção educativa que estimula a crítica e a reflexão no processo de ensino e aprendizagem. Segue, portanto, às Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina (2014).

O PPC da Medicina foi construído coletivamente por uma comissão multidisciplinar, composta por professores da UFLA que atuam na área de saúde humana, com a contribuição de médicos e profissionais ligados à Associação Médica de Lavras, Conselho Regional de Medicina – seção Lavras, Secretaria Municipal de Saúde, Conselho Municipal de Saúde, além da avaliação ad hoc de médicos de Lavras, de outras universidades e representantes da Ceaem – MEC.

Departamento de Ciências da Saúde (DSA)

A criação do DSA foi aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe/UFLA) em 8 de outubro de 2014 e, pelo Conselho Universitário (Cuni/UFLA), em 20 de outubro de 2014. O departamento reúne oito professores, sete dos quais já faziam! parte do quadro da Universidade, como docentes em áreas básicas dos ! cursos de Nutrição, Biologia (licenciatura e bacharelado) e Educação Física (licenciatura e bacharelado). Esses profissionais atuam nas áreas de Fisiologia Humana, Farmacologia, Parasitologia Humana, Saúde Coletiva, Citologia, Histologia, Embriologia e Patologia Humana.

Especificamente para o curso de Medicina, o professor Adriano José Pereira é o primeiro médico a compor o quadro docente. Já foram aprovadas e serão em breve anunciadas mais nove vagas para docentes do curso de Medicina, seis delas exclusivamente para médicos e outras três vagas para doutores em diferentes áreas da saúde.

Para abrigar o DSA, está prevista a construção de dois prédios, com área total de 4750 m2, próximo à Avenida Sul, na Portaria das Goiabas. O prédio principal terá três pavimentos, com previsão para setor administrativo, salas de estudo em grupo, salas de mentoria, salas de integração, auditório, laboratórios e Centro de Simulação Realística. ! Em prédio anexo, serão construídos o Laboratório de Anatomia e o Laboratório de Técnica Cirúrgica.

Gestão e coordenação

A coordenadora do Curso de Medicina é a professora Joziana Muniz de Paiva Barçante, bióloga pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com pós-doutoramento nas áreas de Parasitologia e Imunoparasitologia pela Universidade de Minas Gerais (UFMG). Tem experiência como professora de cursos de Medicina, Odontologia e Enfermagem. Atua como professora de Parasitologia Humana na UFLA desde 2010, é líder do Grupo de Biologia Parasitária da UFLA (CNPq) e Pesquisadora do grupo de Helmintologia do Departamento de Parasitologia da UFMG (CNPq). Na UFLA, também coordena o Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (COEP-UFLA) e a Coordenadoria de Prevenção de Endemias. Tutora do PETI Biologia Parasitária.

O professor Luciano José Pereira, chefe do DSA, possui graduação em Odontologia, Doutorado na Área ! de Fisiologia – pela Universidade Estadual de Campinas/Unicamp (2006), ! com doutorado sanduíche no exterior – Utrecht Medical Center – Holanda (2005), Pós-doutorado na Unicamp, com vínculo de Pesquisador Colaborador Voluntário (2006-2008). Tem experiência como professor de Fisiologia Humana nos cursos de Odontologia, Psicologia, Biologia, Enfermagem e Tecnólogo em Radiologia. Desde 2009, é professor adjunto do Setor de Fisiologia e Farmacologia da Universidade Federal de Lavras – (UFLA), atuando nos cursos de Educação Física (Bacharelado e Licenciatura), Nutrição, Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura), Medicina Veterinária e Zootecnia. É coordenador do Biotério Central da UFLA e foi coordenador adjunto do Programa de Pós-graduação em Ciências da UFLA.

Medicina UFLA

? Modalidade: Bacharelado

? Titulação: Médico

? Regime: Semestral

? Período: Integral

? Duração: 12 semestres

? Nº de vagas por semestre: 30

? Coordenador: Profª. Joziana Muniz de Paiva Barçante

 Telefone: (35) 3829-5250

? E-mail: medicina@reitoria.ufla.br

Comunicação Ufla

Why does everyone say never tuck a button
games but plenty of people like to stay within the age old guidelines

Advantage and Disadvantage of Buying Coach Bags at Outlet
ballkleider michael jordan kors most reliable pricing quote in addition to the means pointers

Look Stylish by Wearing a Hipster Hat
kleider Public Speaking Tips for a Fashion Show

Free Articles Online Cheap Dress Shoes Tips
free games online English Noblemen Clothes in Medieval Times

Why Not Use Coach Coupons
free online games highly regarded baby ever sold

Tips For A Cozy Fashion Style
games egg along the body of the hook

How To Reduce Ear Allergy Rash From Cheap Costume Jewelry Earrings
jeux fr I can take care of that myself

Style or a Fashion Blunder
free online games Naga and Lina find even more adventure

Making Offers on MLS properties
forever21 how to wear fashionably for the purpose of planned

Fashion events this week in San Francisco
cheap flights liverpool fashion week isn’t too far off

Getting Started in Real Estate With Less Than
cheap bridesmaid dresses has died after nine daysin a coma

The Lawn Geese Holiday Fashion Show
watch game of thrones online free I do have short hair
Style of Pants to Wear to Hide Your Stomach
watch game of thrones online free The other is the desert fairy

You Can Find Great Junior Clothing Stores Online
free games online kids fight to make it look horrible

Sri Lankan beauty and fashion model Susen Hot And Sexy Photos
online games Rate and Policy Information

Clothing That Sometimes Make You Look Like An Idiot
cheap flights the best ways to amount a baseball hat capacity

How To Stylishly Wear Women s Suits In The Office
jeux fr nightmare lover vol

12 Bizarre True Stories Behind Famous Band Names
games take your comb and comb the pomade through it

iShares Transportation Average ETF NYSEARCA
kleider Indo Row classes feature high intensity intervals

Louis Vuitton replica and Accessories
cool math 5 affordable cheap fragrances of good quality