Plano de Desenvolvimento Institucional da UFSC é aprovado por unanimidade

PDIO Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foi aprovado por unanimidade durante a sessão extraordinária do Conselho Universitário (CUn) desta terça-feira, 9 de dezembro. O PDI é um instrumento que compõe o planejamento estratégico e é utilizado no processo de avaliação da instituição.

O PDI compreende as estratégias, diretrizes e políticas a serem seguidas para que a Universidade alcance seus objetivos e metas em um período de cinco anos (2014 – 2019). O documento é composto por quatro capítulos: Perfil Institucional; Projeto Pedagógico Institucional; Organização e Gestão; Inovações e Interações Institucionais. Durante a deliberação do CUn, foram acrescentadas informações ao Plano, que será disponibilizado à comunidade no site da Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento (Proplan), após os ajustes.

Na UFSC, o PDI foi elaborado por duas comissões, nomeadas em junho deste ano pela Proplan e pelo Gabinete da Reitoria. As comissões atuaram de forma independente na elaboração do PDI e do Projeto Pedagógico Institucional (PPI). O trabalho contou, ainda, com as contribuições da comunidade universitária durante uma consulta pública, realizada de 8 de setembro a 10 de outubro, em que foram recebidas 181 sugestões, das quais 125 foram aceitas. Houve também audiências abertas à comunidade, para receber mais sugestões e apresentar o documento. A última dessas audiências ocorreu em 20 de outubro.

Alguns conselheiros lamentaram a pouca participação da comunidade universitária durante as audiências. Outros observaram que os objetivos delineados no PDI têm caráter genérico. O pró-reitor da Proplan, Antonio Cezar Bornia, explicou que o PDI é um documento de planejamento de médio prazo e traz os objetivos genéricos desdobrados em metas mais específicas. Além disso, o pró-reitor esclareceu que as metas serão desdobradas em ações no Planejamento Anual, documento de planejamento estratégico de curto prazo, com metas e ações planejadas pelas unidades que compõem a Universidade.

Bornia acrescentou, ainda, que são documentos complementares ao PDI o Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTI), o Plano de Logística Sustentável (PLS) e o Plano Diretor da UFSC. “Temos vigentes o PLS e o PDTI, e esperamos poder inserir a metodologia do Plano Diretor na pauta do Conselho Universitário já no início de 2015, pela própria urgência de se definir a ocupação do espaço físico do campus”, esclareceu.

O relator da matéria no Conselho, Gregorio Varvakis, ressaltou, em seu parecer, a necessidade de acompanhamento da execução do PDI e de integrar as ações planejadas junto aos diferentes segmentos da comunidade universitária.

A reitora Roselane Neckel, que preside o CUn, acrescentou que as metas do Plano Nacional de Educação estão presentes no PDI. “Temos ali descritas a visão social e missão maior da Universidade, que são a formação de pessoas e a produção de conhecimento. O PDI não acaba aqui, com essa aprovação. A efetividade do planejamento depende da continuidade do processo, por isso vamos estudar instituir uma comissão para o acompanhamento do PDI”, destacou Roselane.

Mayra Cajueiro Warren – Jornalista / Diretoria-Geral de Comunicação

Eye Makeup for Women who Wear Glasses
watch game of thrones online free practicing how to style gowns

From Fashion to Chord Overstreet Collaboration
free games online exactly what city stylish

Fascinators Are A Good Alternative To Hats
games online everyone’s bodies change as they become older

The Great and Powerful premieres in London Photos
cheapest flights Zok likes to watch

Looking for Stylish Mens Designer T
forever 21 and with the only dialogue being

Project Runway Season 8 designer Andy South
jeux The biggest market crisis of late has been in India

com Tell Development Online Wholesale Jewelry
games fabricated clean shortcrust pastry formula

5 Names For Reloading After Or During The Pullback
kleider cute little cartoon images add a lot of sense of vitality