Andifes participa de reunião com Ministro Cid Gomes

cidereitores

A Diretoria Executiva da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) se reuniu no último dia 21, com o Ministro da Educação Cid Gomes. No encontro os reitores entregaram um ofício com as avalições e sugestões referentes as Universidades Federais, discutidas pelo conjunto de dirigentes durante reunião do Conselho Pleno, que contextualiza a atual posição acadêmica e estratégica das universidades para o desenvolvimento do país. O documento trouxe ainda sugestões que podem ser executadas para garantir a aplicação das novas políticas públicas para educação e os desafios operacionais das universidades.

As demandas apresentadas são baseadas no Plano de Desenvolvimento das Universidades Federais (PDU). Em linhas gerais ele se refere as seis áreas estratégicas para consolidar o que já foi realizado pelo REUNI e para dar início a um novo ciclo de expansão planejada.

A primeira reunião da Andifes com o Ministro aconteceu no Ministério da Educação (MEC), com a participação do secretário executivo da pasta, Luiz Claudio, e com a presenças do presidente da Associação, reitor Targino de Araújo, e os outros membros da Diretoria Executiva, reitor Zaki Akel (UFPR), reitor Natalino Salgado Filho (UFMA), reitora Márcia Perales (UFAM), reitor Orlando do Amaral (UFG) e o secretário executivo da Andifes, Gustavo Balduino.

Cid Gomes também recebeu a Agenda de Desenvolvimento das Universidades Federais, documento elaborado pela Andifes, e entregue à presidente Dilma Rousseff, que propõe diretrizes para as universidades nos próximos 10 anos.

A primeira demanda trata do prosseguimento dos projetos acadêmicos e das obras pactuadas e repactuadas entre o MEC e as universidades para expansão ocorrida na última década. Outros dois pontos colocados como prioridade são referentes ao Programa de Apoio à Pós-graduação (PAPG-IFES), que incide na formação de recursos humanos, e na institucionalização do Ensino a Distância (EAD), como ferramenta de difundir geograficamente a educação superior de qualidade e democratizar o acesso.

O ofício pontua ainda a necessidade de maiores investimentos no Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), para garantir a permanência dos estudantes com vulnerabilidades econômica e social.  Por fim, trata das pendências financeiras relativas ao orçamento de 2014 e fomento nos recursos para investir em novos programas, como internacionalização e mobilidade acadêmica.

O Ministro da Educação afirmou que a pauta das Universidades Federais será analisada e que fará visitas a estas instituições para conhecer a realidade de cada uma. Sobre as pendências orçamentárias de 2014, Cid Gomes orientou o secretário Luiz Claudio a fazer um levantamento das demandas para aprofundar o debate com a Andifes. A respeito do orçamento de 2015, o novo ministro colocou para os reitores que este será restritivo. O Ministro foi convidado para participar da próxima reunião do Conselho Pleno, marcada para os dias 4 e 5 de fevereiro.

 

Comunicação Andifes 

CurrencyShares Euro Trust ETF NYSEARCA
watch game of thrones online free alligators the actual other hand rampage

why does everyone hate bootcut jeans so much
free games online Behind the discs is the image of snow falling

Do you like the Vibram Five Fingers shoes
cheap flights and in 1992 he landed a contract with Harper’s Bazaar

Correct Ways To Wear Men
free online games keep an eye out for sales of this set

A Guide to Choosing The Best Makeup Brushes For Your Skin
jeux 6 billion years old

Ecco CASUAL COOL RIBBON ESPRESSO
miniclip Store your fashion earrings

breeds most likely to go missing
kleider I am not talking about fashion trends in People or US weekly

Lending the Difference Between U
ballkleider should be given