Carro off-road de equipe do CEFET-MG participa de competição nacional

Cefast Baja é veterana em torneio, que conta com equipes do Brasil e do exterior

De 3 a 5 de março, a equipe Cefast Baja do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) participa da 21ª edição da Baja SAE Brasil-Petrobras, em Piracicaba, a 160 km de São Paulo. A competição vai reunir mais de 1.200 estudantes de engenharia de 70 instituições de ensino superior do Brasil (16 Estados e Distrito
Federal) e dos Estados Unidos. O objetivo de cada equipe é projetar e construir um protótipo off-road seguro, facilmente transportável, de simples manutenção e operação e capaz de vencer terrenos acidentados, com pedras, erosões, subidas e descidas íngremes, alagamentos etc.

Correndo com o carro número 27, a Cefast Baja vai levar ao interior paulista 18 integrantes. São 11 alunos de engenharia mecânica, dois de engenharia elétrica, dois de engenharia de computação, dois de administração e um de letras. Segundo Lucas Reis, capitão da Cefast Baja, esta será a 19ª participação do CEFET-MG na competição nacional.
A equipe está em fase final de preparação do carro. O Cefast 8 (nome do carro) já possui todas as peças prontas, restando apenas montar o protótipo, explicou o aluno.

Ainda de acordo com o capitão, as expectativas para 2015 são boas.
Esperamos melhorar com a experiência adquirida em 2014, quando ficamos em 27º, entre 72 equipes. Na etapa regional, por exemplo, ficamos em terceiro. Esperamos ficar entre os dez primeiros em Piracicaba?, projetou. Por fim, Lucas falou da importância do Cefast para a formação dos alunos. ?Os principais benefícios são a experiência em um ambiente semelhante ao do mercado de trabalho, os grandes conhecimentos adquiridos, o contato com outros futuros engenheiros e os já formados?.

As três instituições de ensino na soma geral de todas as provas vão representar o Brasil na competição Baja SAE Maryland, realizada entre os dias 7 e 10 de maio, na cidade de Baltimore, Maryland, nos Estados Unidos.

Uma história de quase 20 anos

A tradição de equipes baja no CEFET-MG completa 20 anos em agosto de 2016. A ideia dos fundadores foi colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. A estreia oficial foi em 1997, na 3ª edição da Baja SAE Brasil-Petrobras. Nesse período, havia duas equipes, sendo, posteriormente, unificadas em Cefast.

Comunicação CEFET-MG