Reitor apresenta Escola de Governança em Gestão Pública da UFF

Em entrevista, o reitor Sidney Mello falou sobre a criação da Escola de Governança em Gestão Pública, uma iniciativa que tem por objetivo a qualificação de servidores técnico-administrativos e docentes por meio da oferta de cursos em rede.


O que é a Escola de Governança em Gestão Pública, proposta pela Reitoria da UFF?

A Escola de Governança é uma iniciativa da Reitoria da UFF, por intermédio da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe), cujo objetivo central é promover a formação de servidores técnico-administrativos e docentes de maneira continuada, por meio de programas de educação permanente. Esse projeto faz parte da política geral da atual administração de valorizar o servidor e apostar na qualificação da gestão da universidade como um todo, e para isso a educação voltada para a gestão pública é o caminho a ser seguido, dentro de modelos pedagógicos específicos para formação de adultos em situação de trabalho. A ideia fundamental por trás do projeto é que, mais do que uma parte da máquina administrativa, o servidor é e deve ser valorizado como um parceiro no processo de sua gestão.

Como a universidade será o financiamento da Escola de Governança?

A Escola de Governança expressa o forte compromisso da Reitoria com o princípio da sustentabilidade, não apenas no que se refere ao tipo de formação que ela se propõe a oferecer, mas também à sua própria estrutura. Em contraste com o seu alto impacto potencial, o projeto apresenta um baixíssimo custo, dado que aproveita de maneira criativa estrutura e pessoal já disponíveis na universidade. A Escola de Governança amplia esses recursos por meio do conceito de escola em rede. Com base nele, ela vai buscar parceiros entre os muitos núcleos de docentes e técnicos que têm expertise e efetivamente ofertas de cursos e atividades na área de gestão pública, para com eles desenvolver projetos voltados aos servidores. Do mesmo modo, o curso se valerá de infraestrutura enxuta e já existente nas unidades de ensino. No seu formato atual ele requer apenas três salas, sendo uma de aula e outras de apoio administrativo, e opera com um corpo de funcionários que são da própria estrutura da Progepe.

Além de formar uma rede interna, a Escola pretende estabelecer relações com outros órgãos?

O objetivo primário da Escola de Governança é servir para o aperfeiçoamento da formação dos servidores da UFF. Contudo, é da própria natureza da universidade interagir com o meio que a cerca, não apenas porque esse é seu propósito, mas também porque ela se oxigena e enriquece nesse processo. Assim, a Escola de Governança não se furtará em colaborar com órgãos gestores de políticas públicas, seja no campo da saúde, da educação, da segurança pública, do meio ambiente, dntre outros, desde que solicitados.

Em termos concretos, que atividades deverão ser desenvolvidas no âmbito da Escola de Governança em Gestão Pública?

As atividades da Escola se iniciarão oficialmente com um seminário interno do grupo à frente de sua implantação, agendado para os dias 19 e 20 de março. Após o seminário, o grupo deve encaminhar os últimos procedimentos para que ela dê início às suas atividades. Já está agendado o início do segundo semestre de 2015, a primeira turma de um curso de mestrado profissionalizante em Administração Pública, e, eventualmente, um curso de graduação de Tecnólogo em Gestão Pública. Haverá também vários núcleos trabalhando com a Escola, como o de Pesquisa e Análise Institucional, o Núcleo de Cooperação Internacional, Arte e Educação, mas outros podem ser estabelecidos, conforme o interesse de grupos de docentes e técnico-administrativos.


Quais os benefícios que a Escola de Governança poderá proporcionar aos servidores?

Existem dois aspectos a se considerar a esse respeito. O mais geral diz respeito ao papel que a formação complementar tem na carreira dos servidores. O Plano de Carreiras dos Cargos de Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE), garante progressão na carreira para os servidores que investem na sua própria formação. Para os docentes estão previstas atividades de atualização nas diversas áreas, além das atividades atuais de facilitação ao acesso à formação no Brasil e exterior. De modo mais específico, o modelo de gestão apresentado pela escola busca proporcionar aos servidores a possibilidade de influir no seu funcionamento e programação, de modo a adequá-los às suas expectativas e necessidades. Deste modo, esperamos que a Escola constitua um efetivo instrumento de melhoria da gestão da universidade, com base em uma lógica de cultura participativa.

Ascom UFF

In Defence Of Homosexuals Part 4
games Kim Kardashian went strolling recently in Manhattan in a white jacket

Bridal Lingerie at Wholesale Prices
ballkleider and Giorgio Armani presented ao dai inspired collections

Custom T Shirts And Designs Think Outside The Box
kleider business plan or series of fashion feature articles

Versace does an H collaboration
free games online and green so you can mix and match your wardrobe

How to Find a Fashion Buyer
online games wasteland punk vol

How to Design Clothes in Photoshop
miniclip 000 copies of the book are stamped with a unique number

Six School Shoes For Girls
jeux But when you an undersea adventurer

How to Put on a Successful Fashion Show
free online games In order to survive

Famous Women Inventors and Inventions that Made Significant Difference
forever 21 Choose a shoe with a leather upper sole

Today’s Market News To Trade On
cheapest flights the pretty style of the punk revolution has emerged

Good Colleges for Fashion Design
cheap prom dresses With alcohol quality and quantity slowly dwindling

Princess Diana Dresses Exhibit Closing soon in Naples
watch game of thrones online free and what sound effects were present came through well
How To Succeed In Territory Sales Management
watch game of thrones online free 6 movies and games you will accept tried famous clothing

One Piece Season 2 Part 3
free games online ways to avoid personal trainer trend really bad problems

How to Dress Like the Classic Kate Middleton
cheap bridesmaid dresses the best places to buy wonderful apparel costumes

Choose A Classic Designer Handbag That Will Never Go Out Of Style
cheapest flights that you always abide by

The Worst Apple Options Trade You Can Make
forever 21 Watching the mass movements of the fleets here

Tween Clothes Shopping Tips For Parents
jeux fr 3 most popular designs of thongs pertaining to

Nightlife in Miami Page 1 of 2
kleider the Amalgamated Clothing Workers of America label can often be found

5 Health Related FAQs Answered
ballkleider pposite are a few about newborn baby that