Comissão da Verdade da UFPA e Consun realizam III Seminário 1964

Visando recuperar a memória e a história dos direitos humanos violados durante o período da Ditadura Militar no âmbito da Universidade Federal do Pará (UFPA), a Comissão “César Moraes Leite” de Memória e Verdade e o Conselho Superior (Consun/UFPA) promovem o “III Seminário 1964 – 51 anos depois”. O evento será realizado no dia 1º de abril, no Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN), localizado no Campus Básico da UFPA.

Programação – O credenciamento no seminário ocorrerá no horário das 8h30 às 12h do dia 1º de abril. No turno vespertino, às 14h30, será realizada a palestra “Experiências de justiça de transição e o direito ao ressentimento: Vítimas do Holocausto e vítimas do Apartheid”, com a professora Mônica Grin, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHIS/UFRJ).

Após essa palestra, será realizada a apresentação do Projeto do Centro de Memória “César Moraes Leite”. A apresentação será feita por Flávio Nassar, professor e pró-reitor de Relações Internacionais (Prointer/UFPA). Finalizando o evento, o Consun realizará sessão solene, com um Ato de Desagravo Público feito pelo reitor da UFPA, Carlos Maneschy, como forma de reparação e pedido de desculpas às vítimas ou famílias que sofreram perseguição durante a repressão militar na UFPA.

Inscrições – O evento é aberto ao público em geral, e todos os interessados em entender um pouco mais sobre a Ditadura podem participar. Haverá a emissão de certificado e as inscrições estão abertas, bastando informar nome completo, telefone e e-mail. Para realizar sua inscrição no seminário, clique aqui.

III Seminário 1964 – 51 anos depois – O dia 1º de abril é uma data que marca o dia do Golpe Militar no Brasil, por isso, a escolha do dia para a realização do evento que tem como principal proposta debater o significado do período do Regime Militar na UFPA, deixando viva a história daquela época na Universidade, tanto para as gerações que vivenciaram tal experiência quanto para as novas gerações despertarem uma visão crítica sobre a Ditadura.

Serviço:
III Seminário 1964 – 51 anos depois
Data: 1º de abril de 2015
Horário: Credenciamento das 8h30 às 12h. Programação a partir das 14h30.
Outras informações: Pelo telefone (91) 3201- 8749 ou pelo site do evento.

Rafael Rocha – Assessoria de Comunicação da UFPA