Cefet/RJ capacitará profissionais para a transmissão dos Jogos Olímpicos

O Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ) está entre as cinco instituições de ensino superior selecionadas como centro de treinamento do Programa de Capacitação em Transmissão Televisiva (BTP, do inglês Broadcast Training Programme), que formará profissionais responsáveis pela transmissão dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

O programa de capacitação formará aproximadamente 2.500 alunos, para atuar em 12 funções relacionadas às áreas tecnológica, de engenharia, administrativa e de suporte. O Cefet/RJ ficará responsável pelos treinamentos referentes a duas dessas funções, participando da formação de 415 alunos. A capacitação será realizada por meio de workshops, nos meses de outubro e novembro de 2015. A duração de cada treinamento variará entre dois e seis dias.

O vice-diretor do Cefet/RJ, Maurício Saldanha Motta, explica que “a instituição foi indicada como centro de capacitação pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016″. Saldanha considera que a escolha “é uma forma de reconhecimento à atuação de excelência do Centro Federal na formação tecnológica”.

Após o treinamento, os participantes poderão ser escolhidos para compor a equipe oficial dos Jogos Olímpicos. Metade dos alunos – aproximadamente 1.200, no total – será selecionada para trabalhar nas arenas de competição e no Centro de Transmissão Televisiva Internacional, que realizará todas as operações de transmissão durante as Olimpíadas Rio 2016.

O programa é coordenado pela organização Serviços de Transmissão Televisiva (OBS, do inglês Olympic Broadcasting Services),criada pelo Comitê Olímpico Internacional, em 1984,para ser a emissora anfitriã de todos os Jogos Olímpicos. Durante os 17 dias de Olimpíada no Rio de Janeiro, a OBS produzirá 600 horas de cobertura, que serão transmitidas para 150 emissoras de todo o mundo.

Na última sexta-feira, dia 27 de março, representantes da OBS estiveram no Cefet/RJ campus Maracanã para apresentar o programa de capacitação aos alunos. Os palestrantes enfatizaram que, além de ser uma oportunidade para atuar ao lado de alguns dos melhores profissionais de mídia do mundo nos jogos do Rio, o treinamento pode abrir portas para trabalhos futuros na indústria das Olimpíadas.

Gláucia Mendes
Jornalista
Divisão de Comunicação Social / Cefet-RJ