Diretoria Executiva da Andifes se reúne com novo Ministro da Educação

A Diretoria Executiva da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), se reuniu ontem (7) com o novo Ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro. No encontro os reitores entregaram um ofício com as avalições e sugestões referentes às Universidades Federais, discutidas pelo conjunto de dirigente, que contextualiza a atual posição acadêmica e estratégica das universidades para o desenvolvimento do país. O documento apresenta ainda sugestões que podem ser executadas para garantir a aplicação das novas políticas públicas para educação e os desafios operacionais das universidades.

Renato Janine leu parte do documento e disse aos reitores que ele ajudará a fazer uma análise mais aprofundada da situação das Universidade Federais. O ministro avaliou positivamente os números da expansão do ensino superior público federal expostos no documento da Andifes e afirmou que na atual conjuntura de transição e ajuste fiscal, o Ministério da Educação (MEC) buscará formas de continuar conciliando os investimentos para o crescimento das Universidades Federais.

reuniões 137

O presidente da Andifes, Targino de Araújo, ressaltou para Renato Janine que neste novo momento é preciso fortalecer a Secretaria de Educação Superior (Sesu/MEC) e ampliar as discussões sobre orçamento das universidades, projetos acadêmicos, institucionalização Ensino a Distância (EAD), internacionalização e reforço na assistência estudantil. “O ministro recebeu da Andifes um diagnóstico preciso para que o Governo continue avançando nos projetos para as Universidades Federais, e o ministro, como educador, se mostrou disposto a ampliar a discussão”, disse Targino.

Sobre o questionamento da Diretoria Executiva a respeito do orçamento das Universidades Federais, Renato Janine disse que o momento é de racionalização, mas que houve a garantia da presidente Dilma Rousseff que os projetos prioritários serão garantidos. “O secretário executivo Luiz Claudio está fazendo este contato com o Ministério do Planejamento para sabermos como vai ficar o orçamento do MEC”, disse Janine.

reuniões 027

No dia de ontem, o ministro Renato Janine também recebeu no MEC o colegiado de reitores. Na reunião de boas-vindas ele falou sobre modelos de formação e pontuou alguns desafios que precisam ser superados para o avanço da educação. O ministro destacou para os reitores que é preciso identificar pontos de cooperação entre as Universidades Federais e que o novo secretário de educação superior, Jesualdo Pereira, poderá fazer esta articulação. O ministro disse que pretende realizar um seminário nos próximos meses para debater o futuro do ensino superior e afirmou que conta com o apoio da Andifes na construção deste projeto. Participaram da reunião o secretário executivo do MEC, Luiz Claudio, o novo secretário da Sesu, Jesualdo Pereira e a ex-secretária Adriana Weska.

reuniões 073

Ascom Andifes