Professora da UFSCar lança livro “Política e moral em Foucault”

A professora Monica Loyola Stival, do Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências (DFMC) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), lançou o livro “Política e moral em Foucault: entre a crítica e o nominalismo” (Ed. Edições Loyola, 2015).

De acordo com a sinopse da obra, a polêmica recente em torno da posição de Michel Foucault sobre o liberalismo testemunha a dificuldade em analisar a dimensão política de seu trabalho. Este livro estabelece uma leitura crítica da questão política, marcando posição nesse debate. Além disso, a autora se debruça mais amplamente sobre os pressupostos metodológicos e epistemológicos de Foucault. Ao enfatizar determinado impasse entre método e pressuposto, o livro lança luz sobre os limites do sujeito moral moderno e da política – ou da não política – que emergem da obra do autor francês.

Monica Stival fez mestrado e doutorado em Filosofia na Universidade de São Paulo (USP) e desenvolve projetos de pesquisa em filosofia política e história da filosofia moderna e contemporânea. Seu livro é direcionado a todos que se interessam por filosofia, política e áreas afins, e pode ser adquirido online no site das Edições Loyola e também nas livrarias.

Ascom UFSCar