Educação a Distância: UFGD inaugura primeiro polo do país localizado em aldeia indígena

Aula inaugural de Licenciatura em Pedagogia aconteceu na última sexta na aldeia Porto Lindo, em Japorã (MS)

A Faculdade de Educação a Distância da Universidade Federal da Grande Dourados (FACED/UFGD) realizou, na última sexta (15), a aula inaugural do curso de Licenciatura em Pedagogia no polo de Japorã (MS), localizado na aldeia Porto Lindo. Esta é a primeira aldeia indígena do Brasil a receber um polo de educação superior a distância.

Em uma parceria com a prefeitura da cidade e com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), o polo irá atender 40 alunos, dos quais 20 são indígenas da etnia guarani. Uma das especificidades desta Licenciatura é uma grade curricular com ênfase na educação indígena, mas os graduados no curso poderão atuar em quaisquer escolas, indígenas ou não.

A aula inaugural, com o tema “Compreendendo o estudo online”, foi ministrada pela diretora da FACED, Elizabeth Rocha, e tem como objetivo introduzir os alunos no ambiente virtual de maneira que eles possam entender a lógica do curso e ter autonomia para conduzir os estudos.

Para Elizabeth, a UFGD está cumprindo seu papel de instituição inclusiva quando estabelece um polo dentro da aldeia. “Estamos, de fato, consolidando a inclusão indígena no uso das tecnologias digitais. Agora, eles não precisam mais sair de casa para estudar ou ter acesso à internet, porque a FACED está indo para a aldeia”, explica a professora.

De acordo com o secretário de Administração, Planejamento e Desenvolvimento Econômico de Japorã, Walter Silva, o município já estuda a possibilidade de abertura de uma nova turma de Pedagogia ainda para este ano, devido à alta demanda para a educação infantil e fundamental.

Apesar de a Licenciatura ser a distância, estudantes e professores vão participar de encontros presenciais pelo menos uma vez por mês. Além disso, toda semana serão realizadas webconferências para acompanhamento do desenvolvimento do curso.

A Licenciatura em Pedagodia a distância com polo em Japorã é aprovada pelo Ministério da Educação (MEC) e possui fomento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).


Assessoria de Comunicação Social e Relações Públicas – ACS/UFGD