UnB convoca aprovados e prepara novo concurso

Nomeação de 86 técnico-administrativos é publicada no Diário Oficial da União. Edital para nova seleção está previsto para junho

O quadro de servidores técnico-administrativos da Fundação Universidade de Brasília (FUB) segue em expansão. Lista com 86 nomeados para 17 cargos de nível superior foi publicada na última sexta-feira (15) no Diário Oficial da União. Os selecionados têm 30 dias, a partir da data da nomeação, para tomar posse. Outro concurso, em fase interna de tramitação, vai destinar 167 vagas em edital previsto para junho.

“A chegada dos nossos servidores coloca um fim no ciclo de precarização e representa um salto de qualidade para os serviços da Universidade”, avalia a decana de Gestão de Pessoas, Maria Ângela Feitosa. Segundo ela, a admissão por concurso “faz com que a UnB passe a abrigar de forma mais transparente e plena a sua força de trabalho”.

O reitor Ivan Camargo entende que as nomeações estão “em consonância com o desejo da comunidade pela conformidade legal”. O gestor destaca o esforço administrativo para conseguir as vagas para concurso e menciona as dificuldades para desligar colaboradores com vínculo precário. “É um processo muito difícil, mas a Universidade precisava se adequar e atender aos termos de ajustamento de conduta pactuados”, afirma.

Na avaliação da administração superior, o fortalecimento do segmento técnico-administrativo tem impacto nas estruturas de trabalho. “O nível de responsabilidade dos servidores aumenta exponencialmente na medida em que assumem funções importantes”, diz Ivan Camargo. “Essa mudança vem acompanhada de mais reconhecimento e respeito”, completa.

Entre maio de 2013 e maio de 2015, a UnB recebeu 689 vagas pactuadas e ampliou o seu quadro de servidores. As vagas obtidas são resultado de acordos entre o Ministério Público do Trabalho (MPT), o Ministério da Educação (MEC) e a Fundação Universidade de Brasília (FUB).

QUALIFICAÇÃO – Antes de entrar em exercício, os novos servidores passam por reuniões de acolhimento em que são apresentadas informações sobre a carreira e a Universidade. Em alguns casos, também são entrevistados antes de serem encaminhados às unidades de trabalho. “Buscamos adequar o perfil individual às demandas das unidades”, explica a decana Maria Ângela Feitosa.

Um fato que tem chamado a atenção da gestora é a qualificação dos recém-chegados. A maioria dos ocupantes de cargos de nível intermediário tem diploma de graduação, e muitos dos aprovados para funções de nível superior possuem pós-graduação. “É impressionante e muito positivo para a Universidade”, avalia.

NOVO CONCURSO – O próximo edital da FUB vai trazer oportunidades para 33 cargos de nível superior e sete de nível intermediário, com oferta de 167 vagas no total. A comissão constituída pelo reitor com a finalidade de organizar e acompanhar o processo de concurso público pretende definir a instituição realizadora do certame nos próximos dias e publicar as regras da seleção no mês que vem.

Hugo Costa – Da Secretaria de Comunicação da UnB