Projeto da UFRN lança livro infantil e distribui para uso paradidático nas escolas

A ONG Oceânica, projeto “Ponta de Pirangi” promoveu na última sexta-feira, dia 12, na Praça São Sebastião, em Pirangi do Norte um evento em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. A professora Liana de Figueiredo Mendes, do Departamento de Ecologia do Centro de Biociências da UFRN, é fundadora da Oceânica e uma das coordenadoras científicas do projeto. Na ocasião, foi lançado o livro infantil “Mar Doce Lar”, publicado pela Oceânica, de autoria de Fernando Suassuna e Liana F. Mendes, o qual será doado às escolas, instituições públicas e associações da região.

O Livro conta a história de um garoto chamado Sal, apaixonado pelo mar. Tudo começa na areia da praia, quando Sal liberta a fada dos corais que lhe concede o desejo de mergulhar nos recifes. No fundo do mar, Sal conversa com animais marinhos, aprende sobre os problemas que eles enfrentam e como cada um pode ajudar para cuidar das praias e dos recursos marinhos.

O livro está sendo distribuído para as escolas e adotado como paradidático na rede pública de Parnamirim e Nísia Floresta. Nele, acompanha um CD com músicas que encantam e educam o público infantil.

O CD já vem sendo trabalhado nas escolas da região de Parnamirim, como auxílio ao material didático utilizado em sala de aula. Em algumas escolas os professores adotaram os personagens do Mar Doce Lar sempre que falam sobre o cuidado com os recursos marinhos. “A história lúdica, as músicas divertidas, foram criadas especialmente para o público infantil, mas os adultos acabam se encantando com as ilustrações, com a conotação da história e as canções. Acreditamos que dessa forma as escolas ganham uma ferramenta importante para tratar a questão ambiental com as crianças”, explica Liana.

O Projeto é uma parceria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte com a Ong Oceânica, tendo o apoio do Programa Petrobras Socioambiental. Hoje, o projeto contribui para o desenvolvimento de várias pesquisas de alunos dos cursos de Ecologia e Ciências Biológicas, muitos, já com trabalhos apresentados em diversas partes do país, além da grande contribuição de outros docentes do Departamento de Ecologia e Departamento de Botânica e Zoologia.

Agecom UFRN