Programação Científica da 67ª Reunião Anual da SBPC está definida

O evento, que será realizado em São Carlos, na UFSCar, contará com mais de 200 atividades, com a participação de pesquisadores renomados do Brasil e exterior, e gestores do sistema estadual e nacional de C&T

A programação científica da 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que será realizada em São Carlos (SP), na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), de 12 a 18 de julho, com o tema “Luz, Ciência e Ação”, já está definida. No total, serão 212 atividades, com a participação de pesquisadores renomados do Brasil e exterior, e gestores do sistema estadual e nacional de C&T. Haverá 64 conferências, 62 mesas-redondas, 52 minicursos, 13 sessões especiais, 11 simpósios, 05 assembleias e 04 encontros. A programação completa e outras informações sobre a 67ª RA podem ser obtidas no site do evento, www.sbpcnet.org.br.

O programa da 67ª Reunião Anual da SBPC foi preparado com o objetivo de levar aos participantes um panorama amplo do que de melhor se faz em ciência hoje no Brasil. O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Aldo Rebelo, fará a conferência de abertura da programação científica às 10h30, do dia 13 de julho, no teatro Florestan Fernandes, da UFSCar. Entre outros temas que serão debatidos nas conferências estão a “A teoria da relatividade geral: 100 anos depois”, “Instalações nucleares, risco e desenvolvimento no cenário atual do Brasil”, “A contribuição do trabalho dos físicos médicos na medicina – Presente e Futuro”, entre outros.

Os temas a serem debatidos nas mesas-redondas incluem “Energia para um futuro sustentável”, “Educação superior, pesquisa básica e política industrial”, “Internet como direito fundamental” e “Políticas públicas para educação em ciências”.

Assim como ocorre em todas as reuniões anuais da SBPC, a de São Carlos tem como um de seus principais objetivos popularizar e valorizar a produção científica nacional e inseri-la no cotidiano dos cidadãos. Também a exemplo dos eventos anteriores, a 67ª Reunião Anual será um importante fórum para a difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento e um espaço de debates de políticas públicas para a ciência e tecnologia.

Junto com a 67ª Reunião Anual da SBPC serão realizadas também a SBPC Jovem, a ExpoT&C, a SBPC Indígena, a SBPC Inovação, a SBPC Cultural e a SBPC Mirim. As programações e mais informações podem ser conferida no site www.sbpc.ufscar.br.

Minicursos

Entre os temas dos 52 minicursos estão “Geologia do Petróleo”, “Propriedade intelectual e transferência de tecnologia”, “Astronomia na escola”, “A física dos relâmpagos e o ensino médio”, “Metrologia: teoria e prática”, “A luz e o ensino de ciências e matemática”, “A importância dos recursos hídricos em época de crise”, entre outras. As vagas são limitadas e serão preenchidas de acordo com a ordem de matrícula. Apenas quem já estiver inscrito na Reunião Anual poderá fazer matrícula em minicurso, mediante o pagamento da taxa de R$ 20,00.

SBPC indígena

A programação da SBPC Indígena conta com minicursos, conferências e mesas redondas programadas para acontecer de segunda a sexta-feira, reunindo pesquisadores e lideranças indígenas e não-indígenas. Os debates irão abordar questões como a relação entre o movimento indígena e o contexto político contemporâneo e a educação indígena. Também discutirá as relações entre as práticas científicas e os conhecimentos tradicionais, com apresentações e discussões sobre astronomia e sobre atenção à saúde, por exemplo.

Além dos debates, a reunião terá também a Tenda Indígena, que já está sendo montada na área Norte do Campus da Universidade. A Tenda sediará assembleias nos finais de tarde, nas quais os participantes produzirão coletivamente um documento contemplando as principais discussões realizadas durante a semana.

Esta é a segunda edição da SBPC Indígena, que teve início na Reunião Anual da SBPC do ano passado, em Rio Branco, no Acre. Para a 67ª Reunião, em São Carlos, a programação foi elaborada coletivamente, por meio de encontros ao longo do ano que reuniram os estudantes indígenas da UFSCar – organizados por meio do Centro de Culturas Indígenas (CCI) da Universidade –, a Coordenadoria de Ações Afirmativas e outras Políticas de Equidade (Caape) da Pró-Reitoria de Graduação e docentes que trabalham questões indígenas.

SBPC Jovem

Na programação da SBPC Jovem, que teve sua primeira edição em 2003, durante a 55ª Reunião Anual, um dos destaques é a chamada “Tenda Jovem”, para a qual estão previstas 29 atividades a serem realizadas diariamente, de 13 a 18 de julho, das 8 às 18 horas. Dentre essas atividades, está prevista a presença de quatro centros de ciências itinerantes: o Museu Itinerante Ponto UFMG, a Caravana da Ciência, a Banca da Ciência e o Ônibus da ONG Mãe Natureza. Outras atrações envolvem exposições interativas, jogos e apresentação de protótipos – como os de veículos Baja e aeromodelos desenvolvidos por estudantes da UFSCar –, muitas delas relacionadas ao Ano Internacional da Luz, celebrado em 2015. Além da Tenda Jovem, a SBPC Jovem também oferecerá oficinas e minicursos, com temáticas que vão da fotografia 3D à extração do DNA de vegetais.