UFSJ – Inverno Cultural de tradições e vanguardas

A programação do 28º Inverno Cultural UFSJ divulgada ontem, 24, em coletiva de imprensa na Casa da Cultura de Sete Lagoas, une a tradição musical brasileira à nova música experimentada por jovens e tarimbados artistas.

A experiência ganha o palco com os anos de carreira de Sérgio Reis e Renato Teixeira, juntos no show Amizade Sincera, projeto que desenvolvem desde 2010, cujos resultados estão no álbum de mesmo nome, que celebra a música regional em grande estilo. Foi também em 2010 que Marcelo Jeneci lançou Feito pra acabar, sua estreia no circuito musical brasileiro. Jeneci tem 33 anos de vida; Sérgio e Renato, mais de 40 de carreira. Vozes e biografias a regar diferentes universos artísticos.

Trazendo experiência e juventude, desembarcam nas águas de Sete Lagoas os bonecos do Armatrux, para um encontro com os músicos John Ulhoa, do Pato Fu, e Bob Faria, este definindo-se como “radialista e comentarista de TV por profissão, músico por distração e escritor por pretensão”. Dessa mistura resulta uma espécie de banda de bonecos, irrigada por intensa vibração, luzes e surpresas.

Além dos destaques da programação cultural, o evento, fiel a suas origens, traz ainda palestras, mostras e oficinas, que recebem monitores de todos os cursos da UFSJ. “O mais importante da programação do Inverno são as oficinas, pelo seu caráter educativo, social e formador. Este ano, ganhou destaque a transversalidade do evento, a abertura de trabalharmos com público de idades variadas, em diversos estilos, para que a população se aproprie integralmente do Inverno Cultural, desfrutando de todas as atividades”, destacou Allan Keller, coordenador de Cultura da Prefeitura Municipal.

Para Édio Costa, coordenador local do evento, o festival de arte e cultura da UFSJ faz muito bem a ponte entre a comunidade sete-lagoana e a Universidade. “A parceria entre UFSJ e Prefeitura permitiu essa aproximação, o que para nós é significativo, por integrar comunidade e Universidade.”

O 28° Inverno Cultural acontece em Sete Lagoas no período de 17 a 22 de julho, abrindo programação que alcança São João del?Rei, Divinópolis, Ouro Branco, Santa Cruz de Minas, São Tiago e Conselheiro Lafaiete.

Para saber mais sobre a 28ª edição do Inverno Cultural UFSJ, acesse: www.invernocultural.ufsj.edu.br


Comunicação UFSJ