Andifes participa de seminário sobre PNE promovido pela Câmara

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) participou ontem (25) do Seminário O PNE e o Futuro da Educação Brasileira. O evento foi promovido pela Comissão de Educação da Câmara e pela Frente Parlamentar em Defesa da Implementação do Plano Nacional de Educação (PNE).

O Ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, abriu o seminário apresentando um balanço do que já foi feito no primeiro ano de vigência do PNE, relatando que 90% dos municípios já haviam sancionado seus planos. Janine fez uma análise sobre o conceito de Pátria Educadora e afirmou que este projeto, escolhido pela sociedade, deve ter como orientação do PNE.

O Secretário Executivo no Ministério da Educação (MEC), Luiz Cláudio Costa, foi o primeiro palestrante a falou sobre os desafios da implantação do Plano. Para ele a formação e valorização dos profissionais da educação têm que ser o cerne do avanço do PNE. Luiz Cláudio falou que é preciso olhar as metas como uma forma de corrigir as distorções regionais, e ao responder a perguntas de grevistas das universidades presentes, garantiu que, mesmo com o ajuste fiscal, não faltará verba para projetos da educação.

fotaPNE

A Andifes estava representada pelo secretário executivo, Gustavo Balduino, que participou da mesa sobre O PNE e a Qualidade na Educação. Balduino iniciou sua apresentação falando sobre avanços e qualidade da educação pública e destacando seu caráter inclusivo dos últimos 10 anos. O secretário executivo elegeu quatro linhas que considera estratégicas para o sucesso da implantação do PNE.

A primeira delas é a pluralidade, onde deve ser levado em consideração a aplicação de modelos de PNE que atendam demandas por região, e não um padrão unificado. Responsabilidade coletiva, chamando atenção para participação de União, Estados e Municípios; acompanhamento da sociedade e por fim estabilidade da gestão da educação. “A qualidade do PNE está no cumprimento do PNE, e se as metas forem alcançadas este país será outro”, disse Gustavo Balduino.

Compôs a mesa juntamente com a Andifes, o consultor legislativo aposentado do Senado, Luiz Monlevade, o representante do Conselho Nacional de Educação (CNE), Luiz Dourado e o coordenador geral da Campanha Nacional Pelo Direito à Educação, Daniel Cara. O financiamento da educação e regime de colaboração foi outro tema abordado no seminário.

PARTICIPAÇÕES
O seminário contou com as participações de vários deputados, e diversos partidos, como o presidente da Comissão de Educação, Saraiva Felipe (PMDB-MG), o presidente da subcomissão do PNE, deputado Leo de Brito (PT-AC), o presidente da Frente em Defesa da Implementação do PNE, Pedro Uczai (PT-SC), o presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Educação, Alex Canziani (PTB-PR) e a presidente da Frente Parlamentar Mista Pela Valorização das Universidades Federais, deputada Margarida Salomão (PT_MG). A plateia era composta por educadores de todo país e representantes de várias entidades ligadas à educação.

As reitoras Ana Dantas, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Roselane Nekel, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), além do vice-reitor da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Ricardo Luiz Ness, também acompanharam o evento.

Andifes