UFPE adere à rede sem fio desenvolvida para a comunidade mundial de educação e pesquisa

A UFPE aderiu ao Eduroam (education roaming), uma rede sem fio (wi-fi) que pode ser acessada por usuários de todas as instituições que integram esse serviço, no Brasil e no exterior. O serviço foi implantado em maio deste ano no Campus Recife da Universidade e a expectativa é que os campi de Caruaru e de Vitória recebam o serviço até o mês de agosto.

“O Eduroam é destinado a redes educativas/acadêmicas, numa proposta de universalizar o acesso à internet”, explicou o coordenador de Redes e Comunicação do Núcleo de Tecnologia da Informação da Universidade (NTI), Edivaldo Cavalcante. Desenvolvido para a comunidade internacional de educação e pesquisa, o eduroam tem o objetivo de oferecer acesso sem fio à internet sem a necessidade de múltiplos logins e senhas, de forma simples, rápida e segura. “Nas instituições participantes, o Eduroam aparece na lista de redes wi-fi disponíveis para as máquinas”, explicou Edvaldo.

“Este serviço é utilizado em praticamente todo o mundo e permite conexão sem fio segura à internet para visitantes, utilizando as mesmas credenciais de sua instituição de origem. Isso significa que professores, pesquisadores, alunos e funcionários da UFPE terão acesso à internet, com os mesmos logins e senhas utilizados na rede wi-fi UFPE, em qualquer instituição do Brasil e do mundo que ofereça tal serviço”, explicou o diretor de Redes e Comunicação do NTI, que coordena o serviço junto à RNP, Kelvin Lopes Dias.

Lançado no Brasil em 2012, o Eduroam é a principal iniciativa da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) dedicada à questão da mobilidade. O serviço dispõe de ampla cobertura internacional e reúne instituições de mais de 60 países. A ideia é que estudantes, pesquisadores, professores e outros funcionários das instituições cadastradas possam se conectar à internet dentro de seus campi e em qualquer localidade do mundo, por meio de uma rede wi-fi de alta velocidade.

Ascom UFPE